Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Mind the Gap

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de março de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

O Brasil tem pressa. E tem um compromisso com o futuro em nome das novas gerações.

[the_ad id="138406"]

Um balanço realista das duas últimas décadas mostra que evoluímos em alguns temas importantes, mas “involuímos” em muitos outros, especialmente no que diz respeito a aspectos sociais, políticos, tributários, na modernização do Estado e da gestão pública.

Mesmo com avanços importantes tendo sido implementados, em temas estruturais, sociais, econômicos e tecnológicos, é inegável que a distância que nos separa das economias mais maduras e desenvolvidas ampliou-se nessas últimas duas décadas. Somos uma das dez maiores economias do mundo, mas com performance deplorável em muitos aspectos críticos, especialmente na área social.

Mind the Gap, talvez seja o chamado do momento.

A distância entre o que somos, o que podemos e devemos ser com o que acontece em outras economias deve ser o emulador de um outro comportamento e, acima de tudo, uma outra atitude, especialmente do setor empresarial.

Necessário repensar tudo que tem acontecido pois, em boa parte, o que hoje temos, e o gap que se ampliou, se deve ao equívoco de nossas próprias opções e escolhas e pelo distanciamento empresarial dos grandes temas nacionais.

Este setor concentrou esforços em crescer, desenvolver, gerar empregos e renda. Que é como entendia seu papel na sociedade. E delegou a estratégia e os grandes temas nacionais para outras esferas do setor público.

Devemos reconhecer que foi um erro.

Que já começou a ser sanado, considerando a renovação precipitada nas últimas eleições e o surgimento dos governantes-empresários ou, se preferirem, empresários-governantes.

Aqueles que abrem mão do conforto do gozo das conquistas empresariais para oferecerem uma contribuição de outra magnitude para o país.

Em nosso evento este ano nos concentramos na percepção da ampliação do gap mas, ao mesmo tempo, buscamos mostrar e debater as estratégias que permitem que o setor de comércio e varejo, de forma ampla, possa contribuir ainda mais para a transformação estrutural do país.

Compartilhamos estratégias vencedoras e melhores práticas, nos inspiramos com líderes que inspiram outros líderes e, principalmente, nos sensibilizamos para a missão indelegável de ampliarmos nosso papel na transformação do Brasil e, para isso,  trouxemos também a discussão dos grandes temas nacionais, em especial os mais emergenciais, para não dizer fundamentais, como a reforma do Estado e da Previdência.

Imaginamos que saímos todos mais sensibilizados com relação ao gaps que temos obrigação de tentar reduzir mas também mais comprometidos com o presente e o futuro, em boa parte inspirados por aqueles que se comprometeram com a viabilização dessas soluções para o Brasil.

Como todos os anteriores, esperamos que este 7º Fórum LIDE do Varejo tenha sido marcante para todos os participantes pela inspiração compartilhada, pela sensibilização sobre as oportunidades existentes, pelos desafios a serem superados mas, acima de tudo, pela consciência solidária sobre nosso papel decisivo em todo o processo transformador.

Feliz ou infelizmente, na realidade atual, cada dia fica mais claro que só se construirá o país que queremos com a decisiva participação do setor empresarial conciliando sua visão estratégica global e sua permanente vocação para gerar, renda, emprego, resultados e crescimento, com decisivo e direto envolvimento nos grandes temas nacionais.

E que este seja um chamamento a um maior e consciente engajamento.

Temos que estar mais seguros sobre nossas vocações e inúmeras virtudes, mas também sobre os inegáveis gaps internos e externos, entender a dimensão, amplitude e velocidade das mudanças e, acima de tudo, que também cabe a nós transformar essa realidade.

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

GPA lança aplicativo James Delivery em São Paulo

Próxima Postagem

Lindt inaugura pop-up store para Páscoa

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Lindt inaugura pop-up store para Páscoa

Lindt inaugura pop-up store para Páscoa

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.