Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O iPhone e a Inovação no Varejo

Redação de Redação
20 de setembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, E-commerce, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Em 2017 comemoramos 10 anos do lançamento do iPhone. Além de termos um novo modelo de smartphone no mercado, o iPhone X, como série comemorativa, esse fato marca uma década de democratização do mobile. Há 10 anos temos a possibilidade de disponibilizarmos, diretamente no bolso do nosso cliente, nossas lojas, produtos e serviços.

[the_ad id="138406"]

Acredito que é unânime afirmarmos que os consumidores já são digitais – sejam nativos ou imigrantes -, e para eles a forma que se relacionam e consomem é digital. Alguns dados nos auxiliam a entender essa realidade: se o Facebook fosse um país seria o mais populoso do mundo, 93% das decisões de compra são influenciadas pelo digital, 1 em cada 3 casamentos começam na internet… e por aí vai.

[the_ad id="99067"]

A figura acima nos mostra, de forma gritante, como todos vivem conectados o tempo todo. A roda gira dessa forma agora.

Mas como as empresas – e o varejo, especificamente -, estão atuando essa sociedade digital?

Sabemos que existem barreiras e dificuldades para uma digitalização dos negócios, de forma tão intensa, como acontece com os nossos consumidores. Nesse contexto provoco todos a pensarem 4 aspectos que podem definitivamente transformar os nossos modelos atuais:

  • IA – Inteligência artificial é o computador inteligente que interage com as pessoas, lê e entende a nossa linguagem natural e aprende conforme vamos interagindo com ele. A geração de dados é o ponto de partida para soluções de IA serem efetivas (e vimos no diagrama anterior que dados não faltam). Possivelmente alguns desses serão seus novos melhores talentos nas suas empresas: Watson (IBM), Carol (Totvs), Leonardo (SAP)… as IA´s tem nome e vão ocupar o espaço de muita gente real.
  • Chat Bot – Ferramenta que se inseri no contexto da humanização, que simulam a conversação com um atendente humano por meio de um robô. Podem ou não estar integradas a uma IA, e quando estão, são ainda mais potentes e certeiras. É o canal de atendimento preferido por 40% dos usuários (em comparação com e-mail e telefone) e converte 30% mais. Para o varejo gera uma economia imensa em recursos materiais e pessoas, o Poupa Tempo com seis meses de implantação obteve uma redução equivalente a R$ 5,2 milhões referente às operações de call center.
  • IOT – Internet das Coisas é a solução de conectar objetos a sensores que são capazes de estabelecer conexão em redes, consumindo e transmitindo dados que auxiliam no seu funcionamento. Um exemplo bem prático de aplicação no varejo é o case do Burguer King. Foram instalados sensores tanto na câmera fria quanto na grelha, dois equipamentos essenciais para o funcionamento do restaurante, que captavam as informações e dados de uso dos equipamentos realizando agendamento das manutenções preventivas sem a necessidade do gerente monitorar os prazos e realizar os contatos. Com essa solução, diminuiu a quantidade de equipamentos com defeito, afastando assim da operação da loja parar, e permitiu que o gerente da loja se preocupasse exclusivamente em vender e prover experiência aos seus clientes na loja.
  • Retail Labs – é um dos meios pelo qual permite que as empresas pensem e ajam voltados a inovação. Um dos benefícios de ter um Lab no seu negócio é construir internamente a dinâmica de uma start up, em que soluções são criadas, testadas e implantadas num curto espaço de tempo, visando economia em horas de projetos e o rápido plano de ação para correções e melhorias com as soluções já em utilização pelas lojas e clientes.

Em homenagem aos 10 anos do iPhone, encerro com um pensamento do visionário Steve Jobs:

“Pense diferente, pessoas loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam”.

Acho que temos um ensinamento de quem realmente o fez.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Varejo Pet: 61% dos donos de animais de estimação veem seus pets como membros da família

Próxima Postagem

Varejo popular comemora retomada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejo popular comemora retomada

Varejo popular comemora retomada

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.