Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os 5 vetores da transformação digital no consumo e no varejo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Transformação digital no varejo e consumo

Quem estava na frente tem que continuar se movimentando mais rápido. Quem se achava alinhado precisa acelerar e quem estava para trás vai ter que mudar de forma dramática o ritmo. Se transformação digital já era um tema importante para todos, agora se tornou vital, porém reconfigurada em sua forma e relevância.

O período que estamos atravessando ficará marcado como aquele em que o digital saltou na escala da transcendência na realidade dos negócios, não importa em que atividade sua empresa atue. E tudo tem a ver com o protagonismo que o tema adquiriu no mundo e seus impactos nos negócios e no futuro das atividades empresariais e na própria sociedade.

Os elementos fundamentais do processo de transformação digital passam por cinco vetores que atuam de forma interconectada e convergente.

1 – O mapa das transformações digitais que impactam ou podem impactar seus negócios no presente e no futuro: Esse é o primeiro vetor e o que permite uma visão ampla a partir do mercado de todas as inovações e transformações digitais que já estão disponíveis e mais aquelas em fase embrionária e que podem impactar seu negócio. Para essa análise estão disponíveis diferentes instrumentos, usualmente produzidos por empresas de inteligência, pesquisa e consultoria, que mapeiam tudo que está já sendo utilizado em suas diversas fases, blocados segundo suas finalidades. Esses mapas permitem ter uma visão ampla das alternativas e deve-se considerar cada elemento do processo de transformação considerando seu impacto atual e de médio e longo prazo no negócio atual e sua visão sobre o futuro.

Esses impactos devem ser considerados e ponderados segundo sua condição de reduzir ou aumentar receitas e resultados, tanto na sua oferta quando no seu uso como instrumento na operação e na gestão do negócio.

Como o crescimento dos pagamentos digitais vai impactar sua relação com seus clientes finais e fornecedores? Como a biometria facial pode melhorar seu nível de serviço? Como as lojas autônomas podem ocupar espaço em relação aos formatos tradicionais? Como a incorporação de games irá influenciar o ensino, o aprendizado e o treinamento? Como a comunicação digital na loja física pode influenciar acesso, espaço, processos e decisão de compras? Como o domínio de informações e o monitoramento dos hábitos de seus clientes pode se transformar em vantagem competitiva e estratégica essencial? Quão próximo seu negócio estará do núcleo dos ecossistemas em que sua empresa estará inserida? Em quais ecossistemas sua empresa poderá estar inserida?

Para cada desenvolvimento tecnológico surgem diversas variantes de possíveis impactos e geram questões que pedem um repensar estratégico de seu próprio negócio à luz do redesenho do mercado e do ambiente de negócios precipitados pela transformação digital;

2 – Cultura digital como novo normal: O digital foi ao longo do tempo migrando do diferente e novo, passando pelo acessório e até se transformar em essencial. E nesse aspecto a cultura das organizações deve incorporar nesse decantado novo normal essa nova realidade. Não será a incorporação de novas tecnologias e recursos que irá transformar as organizações, mas a entronização na organização do ser, pensar e agir digital de forma natural. É simples e fácil quando pensamos em startups, fintechs e negócios focados em tecnologia. Mas é complexo e desafiador quando pensamos em organizações estruturadas em processos e modelos mais tradicionais e mais difícil ainda quando pensamos em empresas de sucesso e líderes em seus segmentos.

Migrar de uma cultura tradicional de operação e gestão de negócios para incorporar a cultura digital requer uma liderança interna mobilizadora e estimuladora da transformação, programas de desenvolvimento, atualização e educação e a “inoculação” na organização de novas lideranças e programas que estimulem a percepção da importância da migração. E como tudo que envolve cultura demanda tempo, foco e obstinação na implementação;

3 – Comunicação digital: Em todos os processos transformacionais a comunicação tem papel crítico. Seja no ambiente interno, como instrumento complementar na transformação da cultura, seja no ambiente externo, ao mostrar a face reconfigurada da organização pela incorporação do digital e seus benefícios para consumidores e parceiros. Os programas de comunicação devem necessariamente estar alinhados com a visão da transformação digital futura sem minimizar a realidade atual, para não gerar desconexão sobre o presente e a transformação para o futuro, permitindo a geração de hiatos que tornariam a organização percebida de forma desconectada;

4 – Os instrumentos de transformação digital interna na operação e na gestão: Para além da cultura e da comunicação, a transformação digital envolve a incorporação de novos recursos para a operação e gestão do negócio que podem acelerar e consolidar todo o processo. A incorporação de plataformas integradas tanto na gestão como na operação envolvendo todos os setores da organização é um dos elementos mais importantes no processo de transformação digital pelo que acelera na intimidade de todos com os novos instrumentos digitais, contribuindo ainda, passada a fase de adaptação, para melhoria, eficiência, produtividade e os resultados, sempre avaliados considerando os diferentes níveis de investimentos. E essa é uma questão crítica, pois novos recursos são constantemente disponibilizados e atualizados exigindo novos investimentos, adaptações e treinamento;

5 – Dimensionando e medindo a transformação digital: Onde estamos, onde queremos chegar e com quais benefícios para quem?  Essas são as questões críticas que envolvem as decisões ligadas à jornada de transformação digital e que devem ser respondidas já num primeiro momento e constantemente monitoradas para que se tenha efetividade de todo o processo e que possamos ter uma correta mensuração dos investimentos, resultados e retorno de tudo que será feito.

A jornada de transformação digital de uma organização é um processo amplo, profundo e permanente, considerando os novos elementos ligados à tecnologia constantemente incorporados.

Se no passado poderíamos decidir quando promover, no presente não há opções. Tem que ser feito o mais rapidamente possível para não transformar seu negócio numa Kodak dos novos tempos, aquela que até criou uma alternativa digital às fotos tradicionais, mas preferiu promover uma mudança mais gradual a o que foi imposto pelo mercado.

GRS

NOTA: Transformação Digital no Consumo e no Varejo é um dos temas que estará sendo discutido com maior ênfase no GLOBAL RETAIL SHOW, de 13 a 19 de setembro, em 15 países e apresentado por perto de 280 líderes desses setores em todo o mundo.

* Imagem reprodução

 

Postagem anterior

Varejo de medicamentos: DoorDash faz parceria com a Walgreens

Próxima Postagem

Vendas do varejo dos EUA sobem em 7,5% com reabertura de lojas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Varejo americano

Vendas do varejo dos EUA sobem em 7,5% com reabertura de lojas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.