Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit Rio 2024: rumo à convergência digital e à economia tokenizada

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
20 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Web Summit Rio 2024: rumo à convergência digital e à economia tokenizada

Por mais um ano, tive a oportunidade de acompanhar o Web Summit Rio e posso afirmar que o evento foi ainda mais marcante, repleto de temáticas inspiradoras e discussões envolventes que delinearam o futuro da tecnologia e da inovação. Entre os tópicos mais destacados, a Inteligência Artificial emergiu como protagonista, com demonstrações práticas e aplicações tangíveis que evidenciam seu impacto crescente em diversos setores.

No entanto, foi a interseção entre a Inteligência Artificial e a computação quântica que gerou particular entusiasmo e especulação. Embora ainda exploratória, as promessas de sua implementação prática estão cada vez mais tangíveis. Não ficaria nada surpreso se o próximo Web Summit se concentrar ainda mais nessa temática, fundindo as possibilidades da computação quântica com o poder da IA.

Outro ponto de destaque foi a evolução do conceito de Web3. Enquanto no ano passado ainda era um tópico menos difundido, neste ano foi evidente o aumento no interesse e na compreensão sobre o conceito. Muitas vezes associada erroneamente apenas ao metaverso, ela abrange uma gama mais ampla de novas dimensões digitais que vão além das estruturas tradicionais da Web2. Na verdade, a Web3 representa um universo de ambientes digitais imersivos, onde os usuários têm protagonismo significativo e são diretamente beneficiados pela monetização de seus dados.

Essa monetização, por sua vez, está intrinsecamente ligada aos novos modelos de negócios emergentes nos mundos dos games e dos e-sports, por exemplo. Estes ambientes digitais oferecem não apenas experiências imersivas, mas também oportunidades de negócios lucrativos, tanto dentro quanto fora do contexto digital. É importante reconhecer que a indústria de games já é um mercado bilionário, com uma vasta gama de players e marcas explorando comercialmente suas potencialidades.

A convergência desses temas culmina na ideia de uma economia tokenizada, em que ativos digitais e reais são tokenizados e comercializados em novos modelos econômicos. Essa economia tokenizada é fundamental para a consolidação da Web3, permitindo a transição fluida entre o mundo físico e o digital e promovendo a interoperabilidade entre diferentes plataformas e sistemas. No entanto, esse é um desafio significativo que ainda precisa ser superado. Resolver esse dilema requer avanços significativos em tecnologias como blockchain, que possibilitam a criação de identidades digitais descentralizadas e interoperáveis.

À medida que avançamos em direção a essa nova era digital, é crucial manter-se atualizado sobre as últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos. O Web Summit Rio 2024 ofereceu uma visão abrangente dessas tendências, destacando a importância da convergência da digitalização e da economia tokenizada na construção do futuro digital.

O próximo passo é transformar essas ideias em ações concretas, impulsionando a inovação e a colaboração em direção a um mundo digital mais inclusivo e interconectado.

Marcelo Queiroz é head de estratégia e novos negócios da ClearSale.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação

 

Postagem anterior

Pague Menos tem nova VP de Gente, Cultura e Sustentabilidade; confira outras movimentações

Próxima Postagem

Ypê lança campanha 100% digital em parceria com mais de 100 influenciadores

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ypê

Ypê lança campanha 100% digital em parceria com mais de 100 influenciadores

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.