Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

Flávia Duarte de Flávia Duarte
20 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

Em uma realidade de oscilação entre variantes do Covid-19 e expectativas por vacinas e soluções emergentes, o varejista se depara com uma necessidade crítica de investir em tecnologia.

Será?

Muitos varejistas encararam o momento como uma necessidade de inovação em novos canais, investiram em e-commerce e se depararam com uma importante frustração: investir em e-commerce não é sinônimo de inovar. Pode nem mesmo ser assertivo para atender às reais necessidades do cliente-alvo.

Imagine que você é um varejista, dono de uma rede de lojas com predominante atendimento das classes C e D. Cerca de 44% dos consumidores da classe C desenvolveram a cultura de comprar online no último ano, mas a maior massa ainda fortalece a marcante presença do negócio em lojas de rua e centros comerciais.

Como continuar atendendo às necessidades do seu cliente considerando os critérios de segurança e higienização e, ainda, com uma pitada de inovação?

A resposta mais óbvia é: investir em e-commerce. Vamos entender se isso realmente é capaz de manter seu negócio competitivo com algumas questões-chave:

  • Seu cliente está trabalhando remotamente? Está trabalhando presencialmente? Está empregado, afinal?
  • Esse cliente tem a facilidade e o hábito de fazer compras virtuais? Ele deixou realmente de comprar na loja física?
  • Ele tem fácil acesso à internet? Ele tem espaço suficiente no celular para armazenar o aplicativo da sua loja?
  • O que é uma boa experiência de compra para esse cliente? O e-commerce é capaz de resolver as suas dores?

E não para por aí. O entendimento sobre quem é o seu cliente não se resume apenas à classe a que ele pertence. Quantos anos ele tem? Como é a facilidade do seu cliente com a rápida ascensão da tecnologia? Qual é o nível de aderência e de confiabilidade dele sobre a diversificação de canais?

Antes de decidir sobre como manter o negócio vivo e competitivo, é preciso revisar qual é o modelo de negócio e estudar quais são as reais dores do seu cliente. Isso trará competências para inovar no sentido mais puro, em vez de cobrir buracos com ferramentas tecnológicas que podem ou não contribuir para o negócio.

O varejo é amplo, e o Brasil também. A pandemia escancarou a desigualdade social, as classes mais altas estão enriquecendo e as classes mais baixas estão em uma grave decadência. A transformação digital é um dos temas mais comentados do momento em um país em que um quarto da população não tem acesso à internet. O varejista, em meio a isso tudo, precisa tomar decisões importantes, e para que essas decisões gerem valor ao negócio é preciso estar alinhado ao público-alvo, entendendo a sua rotina e as suas reais necessidades. Pergunte a si mesmo com empatia: quem é o seu cliente?

Foi nesse cenário que a venda direta voltou a ganhar força. Foi nesse cenário também que grandes lojas aproveitaram a queda do mercado imobiliário para investir em um ousado crescimento em volume de lojas físicas após a crise do isolamento social. Fica evidente que a grande sacada para tornar o negócio competitivo não está na ferramenta que o varejista escolhe usar, mas sim na estratégia que ele define para construir competitividade no seu modelo de negócio.

Conseguindo atuar efetivamente nesse primeiro step, talvez o varejista possa partir para um novo cenário. Como escalar o negócio para atingir novos segmentos de consumidores e multiplicar a visibilidade e as vendas? Entender as dores de outros nichos permitirá abrir novos canais e conquistar espaço entre diferentes grupos de consumidores. Consumidores jovens, velhos, homens, mulheres, LGBTQ+, conservadores, disruptivos, veganos, carnistas, religiosos, céticos… a variedade é infinita! E tem espaço para todo mundo.

O varejista que conseguir desenhar uma estratégia adequada para sobreviver ao momento atual terá a chance de desenhar também uma estratégia de crescimento ágil em cima das várias oportunidades que a transformação da pandemia está trazendo para o mundo. Não basta investir em tecnologia, é preciso ter sabedoria e contar com profissionais altamente capacitados para orientar o negócio adequadamente para gerar real valor.

Flávia Duarte é consultora de Negócios na Gouvêa Consulting.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Dafiti Group abre mais de 160 vagas, 30 delas para novo CD automatizado

Próxima Postagem

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

Flávia Duarte

Flávia Duarte

Experiência em consultoria de eficiência operacional e estratégia de negócios. Desenvolveu projetos nos setores varejista, industrial, bancário, hospitalar e farmacêutico, e hoje contribui no desenvolvimento de planejamento estratégico.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.