Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os desafios das lideranças do varejo no momento atual

Momentum nº 1.007

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo lideranças setor Os desafios das lideranças do varejo no momento atual

É quase que uma tempestade perfeita.

No cenário externo, a conjugação de inflação ainda elevada em muitos países europeus e norte-americanos, a guerra na Ucrânia e seus desdobramentos, o esfriamento recente da economia da China e suas consequências globais e, no momento mais próximo, os problemas de alguns bancos nos Estados Unidos e também na Europa. Numa magnitude que pode mostrar tendência a desacelerar, porém ainda preocupa e gera cautela. E muitas.

No ambiente interno, todas as dificuldades de um novo governo agravado por velhas convicções e por disputas internas envolvendo alas do partido e suas alianças no poder. E mais as indefinições que se acumulam e as dificuldades de alinhar bases políticas desanlinhadas e agravadas pela pequena margem com que foi eleito.

No setor de varejo e consumo no Brasil a infeliz coincidência de casos e situações específicas envolvendo algumas marcas e empresas conhecidas e historicamente referências, positivas ou negativas, em algumas de suas atividades e modelos de gestão.

Sem falar nas questões que envolvem a entrada de produtos do exterior sem recolhimento de impostos e gerando uma óbvia desigualdade competitiva que só agora os setores tributários oficiais começam a perceber.

Como resultado, uma generalizada desconfiança com setores de varejo alimentada por análises menos profundas do que deveriam e ao sabor da máxima de que o que atrai é notícia ruim e alarmante.

Como líderes dos setores de varejo devem se posicionar e agir nesse momento?

Para quem passou pela situação recente de ter todas as suas lojas fechadas e não poder trabalhar, como foi a fase inicial da recente pandemia, o quadro atual é até menos dramático do que pode parecer.

Mas é inegável que existe um desafio adicional no período que tem mais a ver com a fumaça do que com o fogo.

Inspirar, demonstrar confiança, não minimizar problemas, encostar a barriga no balcão, para cuidar com extrema atenção do mais imediato, mas, ao mesmo tempo manter os olhos no futuro, pois será lá que será construída a nova realidade que emergirá de todo esse processo.

É preciso mais do que bom senso, visão e capacidade de mobilização. É preciso inspirar essa visão menos apaixonada ou superficial de curto prazo para se ater ao que é mais estrutural e estratégico.

O varejo é e continuará a ser um setor privilegiado pela cultura e modelo de atuação que permite a interação constante e renovada com os omniconsumidores por seus diversos canais, formatos de lojas, modelos de negócios, conhecimento e termômetro da realidade e extrema capacidade de agir e reagir, de forma ágil e incisiva para enfrentar a volatilidade.

Anos de convívio com a hiperinflação moldaram o caráter e a cultura da absoluta maioria das empresas, empresários e executivos do setor.

E muito do que hoje se tem discutido e debatido no Brasil deverá nos direcionar para um aumento do consumo, depois deste titubeante início, em especial para os segmentos de classe mais baixa e nas regiões Norte e Nordeste do País.

O potencial de crescimento com continuidade do aumento da massa salarial e da confiança depois de equacionados os problemas de curto prazo que envolvem inadimplência e menor oferta de crédito pode gerar um novo ciclo de expansão consistente dos setores de varejo e consumo.

E sempre fundamental lembrar que o crédito às famílias no Brasil representa pouco menos de 30% do PIB, enquanto em economias mais desenvolvidas é no mínimo o dobro, sinalizando amplo potencial de crescimento, resolvidas as questões estruturais que inibem esse crescimento.

Mas as lideranças que representam os setores de varejo e consumo, mais do que em qualquer momento anterior, deveriam se aproximar, integrar e pensar na forma de cadeias de valor para entender a realidade em transformação e assumir postura protagonista. Poderiam, assim, esclarecer e inspirar os quase 9 milhões de brasileiros que atuam formalmente nesses segmentos, representando mais de 20% do emprego formal do País.

Para os líderes desses setores é tempo de pensar no todo e no coletivo e, no cenário adverso atual, pode ser o lado mais positivo.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

NRA Show 2023 será palco de tendências e inovações do foodservice em Chicago

Próxima Postagem

Brizza, da Arezzo&Co, inaugura primeira loja exclusiva em São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Brizza, da Arezzo&Co, inaugura primeira loja exclusiva em São Paulo

Brizza, da Arezzo&Co, inaugura primeira loja exclusiva em São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.