Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Coragem para Liderar

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
20 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Coragem para liderar

Já faz alguns dias que o Grupo BITTENCOURT falou aqui sobre o Simon Sinek e a palestra dele na Convenção da International Franchise Association. O que eu não se sabia, é que as palavras dele estariam ressoando tão fortemente poucas semanas depois. Acho que todos que lideram empresas e equipes devem estar sentindo como nunca foi tão necessário ter coragem para liderar.

Um momento como esse fragiliza os negócios, a economia, e principalmente as pessoas. Aquelas mesmas que fazem os negócios e a economia girarem.

Em momentos de instabilidade é no olhar para elas que vamos nos fortalecer. Não é hora de egos e hierarquias. É hora de se aproximar e ouvir. O cenário mudou de forma tão drástica que cada um foi atingido de uma forma. Todos perderam suas certezas. E ignorar que os medos existem não é a melhor forma de reagir à crise. Empatia e paciência para ressignificar emoções nesse momento delicado.

Nomear as dores dos clientes, funcionários e franqueados, é o primeiro passo para seguir em frente. Endereçar as angústias e então passar para o pensar nas soluções. De alguma forma, os planos do início do ano jazem no coração e nos orçamentos que ficaram obsoletos em tão pouco tempo.

Coragem para liderar. Coragem de parar e ouvir. E tomar decisões difíceis. Empresas com foco expansionista podem sentir mais pois a aversão ao risco vai ser forte. Quem persistir em empreender nesse momento pode conseguir algumas concessões, mas não sabe exatamente o que vai encontrar lá na frente.

Algumas associações já começaram a endereçar temas importantes junto ao poder público – pressão para alívio da carga tributária, desoneração da folha de pagamentos, redução de juros para dizer algumas das demandas. O próprio poder público já começou a tomar suas medidas. Independentemente de ideologias, o foco é em sobrevivermos.

E os franqueadores? Coragem para liderar seus franqueados que serão impactados de forma importante pela falta de circulação dos consumidores nos grandes centros e pelo fechamento compulsório de suas lojas. Negociação de prazos de pagamentos com fornecedores, com a própria franqueadora quando fornecedora principal da rede e por que não, isenção dos royalties. Foco em manter a saúde dos negócios e dos empresários que apostaram em suas marcas. Coragem para liderar.

Coragem para focar na essência do negócio. E fazer valer algo que temos repetidamente falado no mundo dos negócios. Olhar para dentro. Quando a liderança estiver solitária demais, é hora de revisitar os porquês. Por quê criou o negócio, porque insiste nele mesmo num país como o nosso, tão desafiador. Revisitar os valores centrais da marca ajuda muito na comunicação e tomada de decisões com mais segurança do caminho que se está tomando. É no nosso propósito, nos nossos valores que vamos encontrar as respostas. Coragem, e vamos liderar.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Semana do Consumidor: mais de R$ 81 milhões em fraudes evitadas no e-commerce

Próxima Postagem

Para XP, setor de varejo tem risco ‘médio alto’ diante do coronavírus

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Para XP, setor de varejo tem risco ‘médio alto’ diante do coronavírus

Para XP, setor de varejo tem risco ‘médio alto’ diante do coronavírus

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile