Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Coragem para Liderar

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
20 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Coragem para liderar

Já faz alguns dias que o Grupo BITTENCOURT falou aqui sobre o Simon Sinek e a palestra dele na Convenção da International Franchise Association. O que eu não se sabia, é que as palavras dele estariam ressoando tão fortemente poucas semanas depois. Acho que todos que lideram empresas e equipes devem estar sentindo como nunca foi tão necessário ter coragem para liderar.

Um momento como esse fragiliza os negócios, a economia, e principalmente as pessoas. Aquelas mesmas que fazem os negócios e a economia girarem.

Em momentos de instabilidade é no olhar para elas que vamos nos fortalecer. Não é hora de egos e hierarquias. É hora de se aproximar e ouvir. O cenário mudou de forma tão drástica que cada um foi atingido de uma forma. Todos perderam suas certezas. E ignorar que os medos existem não é a melhor forma de reagir à crise. Empatia e paciência para ressignificar emoções nesse momento delicado.

Nomear as dores dos clientes, funcionários e franqueados, é o primeiro passo para seguir em frente. Endereçar as angústias e então passar para o pensar nas soluções. De alguma forma, os planos do início do ano jazem no coração e nos orçamentos que ficaram obsoletos em tão pouco tempo.

Coragem para liderar. Coragem de parar e ouvir. E tomar decisões difíceis. Empresas com foco expansionista podem sentir mais pois a aversão ao risco vai ser forte. Quem persistir em empreender nesse momento pode conseguir algumas concessões, mas não sabe exatamente o que vai encontrar lá na frente.

Algumas associações já começaram a endereçar temas importantes junto ao poder público – pressão para alívio da carga tributária, desoneração da folha de pagamentos, redução de juros para dizer algumas das demandas. O próprio poder público já começou a tomar suas medidas. Independentemente de ideologias, o foco é em sobrevivermos.

E os franqueadores? Coragem para liderar seus franqueados que serão impactados de forma importante pela falta de circulação dos consumidores nos grandes centros e pelo fechamento compulsório de suas lojas. Negociação de prazos de pagamentos com fornecedores, com a própria franqueadora quando fornecedora principal da rede e por que não, isenção dos royalties. Foco em manter a saúde dos negócios e dos empresários que apostaram em suas marcas. Coragem para liderar.

Coragem para focar na essência do negócio. E fazer valer algo que temos repetidamente falado no mundo dos negócios. Olhar para dentro. Quando a liderança estiver solitária demais, é hora de revisitar os porquês. Por quê criou o negócio, porque insiste nele mesmo num país como o nosso, tão desafiador. Revisitar os valores centrais da marca ajuda muito na comunicação e tomada de decisões com mais segurança do caminho que se está tomando. É no nosso propósito, nos nossos valores que vamos encontrar as respostas. Coragem, e vamos liderar.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Semana do Consumidor: mais de R$ 81 milhões em fraudes evitadas no e-commerce

Próxima Postagem

Para XP, setor de varejo tem risco ‘médio alto’ diante do coronavírus

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Para XP, setor de varejo tem risco ‘médio alto’ diante do coronavírus

Para XP, setor de varejo tem risco ‘médio alto’ diante do coronavírus

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.