Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O marketplace vai morrer?

Caio Camargo de Caio Camargo
20 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Em nossos eventos Retail Trends, que levam o conteúdo do NRF Retail’s Big Show 2019 para outras capitais, um dos temas que estou abordando no palco é a questão do Blockchain, do qual falei recentemente em outro artigo.

É certo dizer, por exemplo, que o Blockchain irá trazer para o varejo nos próximos anos uma revolução similar ao impacto da internet ainda na virada do século.

Se você ainda não tem ideia do que significa o termo, de forma simplista, é uma tecnologia que permite que uma informação seja totalmente descentralizada, através da encriptação e distribuição dessa informação em toda a rede, sendo hoje considerado o modelo mais seguro e confiável para a gestão de dados.

Por adotar um modelo descentralizado, um dos mercados digitais que irá transformar profundamente será o dos marketplaces, tão em voga, e, até mesmo, considerados saturados nos dias de hoje. É difícil conversar com alguma marca do varejo e indústria, com presença online, que não tenha e nem esteja pensando ou começando a desenvolver algo na linha do marketplace.

Pode ser um caminho ruim, pela velocidade com que o formato será considerado ultrapassado. Os modelos de hoje necessitam um intermediário, um servidor ou local que armazene e realize todas as transações entre anunciantes (quando não é a marca direta) e compradores.

O mercado e suas demandas irão forçar rapidamente as empresas a adotarem ou se adaptarem ao novo padrão. Questões como segurança das informações, velocidade de transações, ou mesmo uma avaliação mais consistente de quem vende e quem compra nesses ambientes virtuais poderão rapidamente transformar o mercado e a maneira como atuamos hoje.

As marcas que trabalham hoje de forma híbrida, tanto vendendo de maneira própria os produtos, quanto operando também como marketplace, exemplo da Amazon, Magazine Luiza, Americanas, entre outras, podem ter impactos menores. Empresas como Mercado Livre, Elo 7, e demais que não operam diretamente com a venda ou distribuição, poderão sentir mais os impactos.

Uma das tecnologias que surgem através do Blockchain e podem forçar o mercado a novos modelos, é o chamado Ink Protocol, algo como uma assinatura ou perfil que pode ser utilizado em diversas plataformas. A segurança da Blockchain funciona para certificar a reputação de um determinado vendedor (como nos casos dos marketplaces), ou consumidor (pensando em bancos, seguros, financeiras, entre outros) entre as plataformas que fizerem uso da tecnologia.

Já há modelos hoje no ar operando em Blockchain, como o Open Baazar, que permite o contato direto, sem intermediários, entre vendedores e consumidores. Uma das vantagens desse tipo de formato é que as empresas se tornam instantaneamente globais, favorecendo inclusive o comercio cross-border, que ultrapassa fronteiras e hoje se faz tão desejado pelos varejistas.

Para que haja uma velocidade maior de transformações, ainda são necessários alguns protocolos a serem desenvolvidos, em suma, uma espécie de upgrade do que existe hoje, mas que já se encontra em fase de desenvolvimento.

É tempo de se adaptar, e principalmente, tempo de reavaliar suas estratégias de médio prazo no campo digital.

Postagem anterior

C&A estende venda de cosméticos para lojas físicas

Próxima Postagem

Cresce a confiança dos micro e pequenos empresários neste início de ano

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Cresce a confiança dos micro e pequenos empresários neste início de ano

Cresce a confiança dos micro e pequenos empresários neste início de ano

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile