Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quantas lojas são franquias nos shopping centers do Brasil?

Redação de Redação
19 de novembro de 2014
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

A agenda de shopping centers e de empresas franqueadoras é convergente. Afinal, a expansão de um setor depende fortemente do crescimento do outro. Mas, afinal, a quantas anda a participação das franquias no mix de lojas dos shoppings no Brasil?

Para responder a essa pergunta, a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) se uniram para fazer o primeiro mapeamento oficial de franquias em shopping centers do país. O estudo, que pretende ser anual, foi divulgado pelas duas entidades ontem(18/01), em São Paulo.

O resultado do rastreamento do mix de 503 shoppings associados à ABRASCE, na época do levantamento, mostrou que apenas 34,5% das 55.743 lojas existentes nestes empreendimentos são franquias. Esse percentual é bem maior no segmento de alimentação (57%), assim como no de brinquedos (40%). Por outro lado, somente 18,6% das lojas de vestuário localizadas em shoppings pertencem a alguma franquia – o que comprova a larga predominância de marcas locais de vestuário e multimarcas nos shoppings brasileiros e a pulverização deste setor, que representa 27% do nosso tenant mix.

A região onde é maior a proporção de franquias no mix de lojas dos shoppings é a Norte, onde 67% das lojas são franqueadas. Em seguida vem o Sudeste (61%) e o Centro-Oeste (55%). Isso confirma como a expansão dos shoppings para novos mercados depende em grande parte do franchising.

Para terminar, um dado curioso – foram registradas nada menos do que 71 redes diferentes de cinemas instaladas nos 503 shopping centers Brasil afora. A líder, Cinemark, está presente em 51 shoppings. Em seguida aparecem a mexicana Cinépolis (20) e a brasileira Kinoplex (19).

Esse estudo apresenta um panorama revelador do varejo que opera em nossos shoppings, representado em grande parte por marcas locais, muitas vezes com recursos limitados para enfrentar turbulências econômicas, competir com os grandalhões e investir no médio e longo prazo. Mostra ainda um cenário de baixa concentração em setores de importância crítica, como vestuário, e confirma que o futuro dos shoppings e do franchising dependerá da capacidade de ambos os segmentos de coordenarem agendas e acelerarem o passo – na mesma direção, é claro. 😉

Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br), sócio-diretor da GS&BW.

Postagem anterior

Destaques da programação do NRF Big Show 2015

Próxima Postagem

Sul e Nordeste têm potencial para franchising

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Sul e Nordeste têm potencial para franchising

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile