Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

DTC: a experiência completa

Jean Rebetez de Jean Rebetez
19 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A covid-19 mudou a face do varejo para sempre. Lojas fechadas, cadeias de abastecimento interrompidas, inventários ociosos e a evolução das restrições sanitárias forçaram os varejistas e os fabricantes a repensar radicalmente os seus modelos de negócio e fluxos de receitas.

A rápida digitalização e a adoção digital foi sentida imediatamente. E mudou os padrões de compra dos consumidores num piscar de olhos.

As marcas aceleraram sua conexão direta com os consumidores, ententedo ser mais do que uma alternativa de negócio, mas uma melhor conexão com seu cliente.

A alternativa de negócio está crescendo no mundo em torno de 14% ao ano, muito interligado ao e-commerce, que teve representatividade de 26%, em 2020, e de 16%, em 2021.

As marcas querem vender diretamente

Os fabricantes reconhecem os enormes benefícios que os modelos D2C podem oferecer. E muitos veem o desenvolvimento de canais D2C como parte da sua estratégia de longo prazo.

O que as marcas ganham com o DTC?

Poderia enumerar muitos ganhos nesta estratégia, porém seleciono quatro ganhos diretos que na minha opinião são os mais relevantes:

  • As marcas vão ao mercado mais rapidamente, usando especialmente o canal digital próprio ou outras plataformas que facilitam o acesso com toda a estrutura e demanda pronta;
  • As marcas passam a ter acesso aos dados e comportamentos de consumo dos clientes que antes estavam apenas nas mãos dos intermediários. Este acesso empodera as marcas a melhorarem suas atividades de vendas permitindo a elas a entender o ciclo de vida do consumidor, comportamento de compra e necessidades emergentes;
  • As marcas melhoram a experiência dos consumidores, garantindo a excelência de ponta a ponta, da produção a entrega final, além de um rápido “feedback” dos clientes sobre suas ações e produtos;
  • As marcas querem melhorar suas margens de lucro sem intermediações. Esse ganho pode alcançar ganhos na ordem de 16% no atacado e  até 40% no varejo, enquanto os custos de marketing, aquisição de clientes e despesas operacionais devem subir. O controle das marcas passa a ser muito mais eficiente e alinhado com a estratégia e proposta de valor.

O gráfico acima mostra o quanto de espaço existe para as marcas irem ao DTC no canal online. Esses números não estão disponíveis no Brasil ainda, mas, pelas nossas projeções, teríamos algo como India e Espanha em termos de representatividade. Ou seja, se na China a cada 5 compras realizadas online uma é DTC e nos EUA 1 a cada 6, sem dúvida, esse é um canal a ser priorizado por aqui dado ao potencial, custos de implantação e menor fricção com os canais tradicionais.

O DTC é um caminho sem volta e impõe alguns desafios, como avaliar os potenciais conflitos de canais, ter claramente o tamanho e o mercado a ser conquistado e projetar claramente o custo de retenção de clientes.

As marcas que se lançaram neste caminho não recuaram mais e estão evoluindo rapidamente, entenderam a possibilidade de diferenciação, inovação e controle de toda a experiência.

#ficaadica para quem quer avaliar o DTC:

  • Estratégia antes da estrutura no físico e no digital;
  • Cultura antes da competência: de varejo, digital e data driven;
  • Proposta de valor e posicionamento claros. Tenha um plano de negócios.

Nota:  A Gouvêa Consulting conduzirá às 16h15 desta quarta-feira, 20, no Latam Retail Show o painel “Dominando o Jogo com Estratégias Diretas ao Consumidor (D2C)”, com a participação da vice-presidente de Marletplace do Mercado Livre, Julia Rueff; do sênior marketing director da Swift, Marcos Carvalho, e do diretor nacional de vendas da PepsiCo, Alexandre Muller.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dona das marcas Burger King e Popeyes, Zamp amplia jornada tecnológica para se firmar como foodtech

Próxima Postagem

Melissa explora conexão entre animais e seus tutores em estreia no segmento pet

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Melissa

Melissa explora conexão entre animais e seus tutores em estreia no segmento pet

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.