Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A jornada das empresas para cumprirem a Agenda 2030 da ONU

A velocidade que deverá ser imposta até lá é cada vez maior

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
19 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
A jornada das empresas para cumprirem a Agenda 2030 da ONU, a velocidade que deverá ser imposta até lá é cada vez maior

A Agenda 2030 da ONU, é um documento que foi desenvolvido em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propôs e compilou um documento com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, direcionados a todas as nações do mundo visando o desenvolvimento sustentável.

Os objetivos são nobres, porém, extremamente desafiadores para o mundo corporativo. Desafios estes que vão desde a falta de conhecimento e assimilação destes objetivos até a incorporação deles no planejamento estratégico das corporações, com definição de projetos claros para que façam a sua parte no meio e na comunidade do qual estão inseridos. E, posteriormente, estender essa atuação para outras regiões, onde possam dar o exemplo e o testemunho de que cada um, dentro de suas possibilidades, pode fazer algo.

Se analisarmos os 17 objetivos, não é difícil imaginar que as empresas têm condições de alguma forma de contribuir para a realização dessa Agenda:

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  •  Saúde e bem-estar;
  •  Educação de qualidade;
  •  Igualdade de gênero;
  •  Água potável e saneamento;
  •  Energia limpa e acessível;
  •  Trabalho decente e crescimento econômico;
  •  Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

A ONU reforça em texto publicado no seu site no Brasil:

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à nação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todas os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.”

A ONU foi além dos objetivos quando definiu as metas para se atingir esses objetivos. Coragem, boa vontade e uma dose de consciência do que queremos para o futuro da humanidade são elementos que vão movimentar essa engrenagem, o pouco que cada uma fizer, vai gerar grandeza de resultados no mundo.

O tempo está passando e esse movimento precisa ser acelerado, e fazemos aqui um chamado para pensarmos como vamos chegar em 2030 e qual foi a nossa parcela de contribuição como empresários e cidadãos brasileiros para superar a fome, a pobreza e as crises ambientais e climáticas, distribuindo a riqueza e fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.

Nota: O protagonismo das empresas na evolução da sociedade será um dos temas em um painel dentro do BConnected, que ocorre nos dias 4 e 5 de outubro, no Teatro Santander.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Black Friday: O olhar para a construção da marca

Próxima Postagem

Nike inaugura loja com conceito inédito no Shopping Ibirapuera

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nike inaugura loja com conceito inédito no Shopping Ibirapuera

Nike inaugura loja com conceito inédito no Shopping Ibirapuera

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile