Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As franquias de serviços podem ser um bom negócio para você?

Redação de Redação
19 de agosto de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Lyana Bittencourt*

O franchising vem se desenvolvendo no Brasil em todos os segmentos. Durante muito tempo, as empresas de alimentação predominavam no ranking dos negócios de franquias. Aos poucos, outros negócios começaram a enxergar no franchising a oportunidade para um crescimento estruturado, com regras e padrões definidos, o que permitiu a eles ampliarem sua atuação ocupando novos mercados.


 Leia também:

– Credenciamento grátis para expo: vantagens ao participante LATAM Retail Show

– Especialista em tecnologia da informação palestra no LATAM Retail Show 


As vantagens desta modalidade de negócio já são bem conhecidas entre os empresários brasileiros. Já não cabe mais o entendimento, que, por muito tempo, vigorou no mercado, de que o franchising é apenas para pequenos negócios de alimentação. Se ainda existirem dúvidas, os exemplos de negócios promissores estão aí, às centenas e milhares, aos olhos de quem quiser ver.

O franchising se aplica a qualquer tipo de negócio, desde que, antes de se iniciar o processo de expansão, seja comprovado tecnicamente que a franquia vai gerar resultados para o franqueado e para a franqueadora, e que ambos reúnem as condições que viabilizam a aplicação do sistema de franquias para o desenvolvimento de uma rede saudável e do bem.

Um setor que tem se beneficiado muito com a utilização da modalidade franchising é o de negócios de serviços. Muitas redes de franquias nesta área cresceram exponencialmente – algumas delas foram comercializadas no mercado por valores jamais imaginados por seus proprietários.

Negócios de lavanderias, escolas de idiomas, ensino profissionalizante, limpeza e conservação, imobiliário, hotelaria, entre muitos outros, foram para o franchising e se deram muito bem. Muitos começaram pequenos e regionalmente. Hoje, estão presentes em quase todos os municípios brasileiros, com uma marca forte e consolidada na mente do consumidor, o que se atribui à força de um sistema de franquias bem estruturado.

Ainda no segmento de serviços, tivemos um movimento muito positivo nos últimos cinco anos com a estruturação de pequenos negócios. São empresas em setores que até então atuavam de forma não estruturada, alguns até na informalidade. Hoje, eles atuam com um modelo de negócio estruturado, com marca, processos e pessoas capacitadas para a venda e a operação do negócio.

As microfranquias são um grande exemplo deste movimento. Elas se estruturaram em torno de serviços como trabalho doméstico, cuidado de idosos, jardinagem, limpeza de piscinas, serviços de manutenção em elétrica, hidráulica e reforço escolar.

Uma vantagem das franquias de serviços é que o franqueado entra com o investimento inicial e sua força de trabalho, sem necessidade de compra de estoque, como existe nas franquias de varejo. Na maioria dos modelos, também não há a obrigatoriedade de um ponto comercial em shopping, por exemplo.

Esses itens elevam muito a necessidade de capital de um empreendedor que deseja entrar no franchising e realizar o sonho do negócio próprio. Portanto, as franquias de serviços abrem a possibilidade de empreender para quem tem menos dinheiro para investir. Com essas facilidades, e com tantos setores se abrindo para o franchising, a expectativa é de que esta modalidade cresça ainda mais nos negócios de serviços.

*Lyana Bittencourt (lyana@bcef.com.br) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

Postagem anterior

Secretário do Desenvolvimento é um dos palestrantes do LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Diretor da rede de lojas Marisa é palestrante do LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Diretor da rede de lojas Marisa é palestrante do LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.