Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Além da inovação forçada, uma necessidade de olhar à frente

Marcelo Honda de Marcelo Honda
19 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Além da inovação forçada, uma necessidade de olhar à frente

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apenas em abril deste ano, já em meio à pandemia, o avanço do e-commerce foi de 47% em relação a março; quando comparamos este dado com um relatório da Webshoopers referente à 2019, podemos perceber o salto, já que as vendas online cresceram em todo o ano de 2019 apenas 16% na comparação com o ano anterior. Além disso, um levantamento divulgado ainda em maio, feito também pela ABComm, mostrou que o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet.

O avanço da digitalização, a mudança social e econômica mundial, a inserção de novos hábitos e novas análises dentro da nossa atual realidade, é algo que acompanhamos em tempo real, porém na última semana me deparei com um artigo no Linkedin que falava sobre o elefante na sala; como a mudança na digitalização, nos relacionamentos entre empresas e clientes, processos de uma forma geral vêm sendo impulsionados continuamente por um elefante na sala, isso me causou reflexões.

Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm, relatou que o e-commerce está “observando desempenho semelhante à Black Friday todos os dias há meses” e mencionou ainda que hoje o que estamos vendo é um ingresso forçado das empresas nesse setor, como um forma de sobrevivência. Com essa fala, me volto ao artigo do colega mencionado no início desse texto, quantas mudanças são impulsionadas apenas por um elefante na sala? Quanto o conformismo em tempos calmos nos prejudica para planejamentos futuros? Mas para além de refletir sobre o atraso da nossa digitalização, a grande questão é: qual o próximo passo?

Consumidores e empresas estão ansiosos pela volta de uma rotina mais normal no limite permitido para a segurança de todos. Lojas físicas que começaram sua reabertura já sinalizam uma recuperação, um passo que será retomado de forma lenta à medida em que todos se sintam mais confortáveis com as rotinas diárias. Mas e então, volto a questionar qual o próximo passo? O comportamento empresarial não pode voltar a se acomodar, é preciso buscar aprimoramentos constante, com foco, no que já é uma frase comum, mas sim, com foco no cliente, na geração de valor, em soluções. Como nos tornar ainda mais próximos, levar inovações e ainda construir um relacionamento com cada cliente e usuário? Será necessário o próximo elefante?

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Pesquisa: 78% dos consumidores gostariam de receber notificações sobre reabertura de lojas

Próxima Postagem

7 insights sobre Marketing destacados por executivos da brMalls, Pullse e Tecnisa em live da Gouvêa de Souza

Marcelo Honda

Marcelo Honda

Marcelo Honda é diretor da Oiti Technologies, empresa parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”. Nasceu com a missão de oferecer soluções inovadoras feitas para tornar a vida das pessoas ainda mais práticas e as relações mais confiáveis.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
7 insights sobre Marketing destacados por executivos da brMalls, Pullse e Tecnisa em live da Gouvêa de Souza

7 insights sobre Marketing destacados por executivos da brMalls, Pullse e Tecnisa em live da Gouvêa de Souza

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile