Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Além da inovação forçada, uma necessidade de olhar à frente

Marcelo Honda de Marcelo Honda
19 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Além da inovação forçada, uma necessidade de olhar à frente

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apenas em abril deste ano, já em meio à pandemia, o avanço do e-commerce foi de 47% em relação a março; quando comparamos este dado com um relatório da Webshoopers referente à 2019, podemos perceber o salto, já que as vendas online cresceram em todo o ano de 2019 apenas 16% na comparação com o ano anterior. Além disso, um levantamento divulgado ainda em maio, feito também pela ABComm, mostrou que o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet.

O avanço da digitalização, a mudança social e econômica mundial, a inserção de novos hábitos e novas análises dentro da nossa atual realidade, é algo que acompanhamos em tempo real, porém na última semana me deparei com um artigo no Linkedin que falava sobre o elefante na sala; como a mudança na digitalização, nos relacionamentos entre empresas e clientes, processos de uma forma geral vêm sendo impulsionados continuamente por um elefante na sala, isso me causou reflexões.

Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm, relatou que o e-commerce está “observando desempenho semelhante à Black Friday todos os dias há meses” e mencionou ainda que hoje o que estamos vendo é um ingresso forçado das empresas nesse setor, como um forma de sobrevivência. Com essa fala, me volto ao artigo do colega mencionado no início desse texto, quantas mudanças são impulsionadas apenas por um elefante na sala? Quanto o conformismo em tempos calmos nos prejudica para planejamentos futuros? Mas para além de refletir sobre o atraso da nossa digitalização, a grande questão é: qual o próximo passo?

Consumidores e empresas estão ansiosos pela volta de uma rotina mais normal no limite permitido para a segurança de todos. Lojas físicas que começaram sua reabertura já sinalizam uma recuperação, um passo que será retomado de forma lenta à medida em que todos se sintam mais confortáveis com as rotinas diárias. Mas e então, volto a questionar qual o próximo passo? O comportamento empresarial não pode voltar a se acomodar, é preciso buscar aprimoramentos constante, com foco, no que já é uma frase comum, mas sim, com foco no cliente, na geração de valor, em soluções. Como nos tornar ainda mais próximos, levar inovações e ainda construir um relacionamento com cada cliente e usuário? Será necessário o próximo elefante?

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Pesquisa: 78% dos consumidores gostariam de receber notificações sobre reabertura de lojas

Próxima Postagem

7 insights sobre Marketing destacados por executivos da brMalls, Pullse e Tecnisa em live da Gouvêa de Souza

Marcelo Honda

Marcelo Honda

Marcelo Honda é diretor da Oiti Technologies, empresa parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”. Nasceu com a missão de oferecer soluções inovadoras feitas para tornar a vida das pessoas ainda mais práticas e as relações mais confiáveis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
7 insights sobre Marketing destacados por executivos da brMalls, Pullse e Tecnisa em live da Gouvêa de Souza

7 insights sobre Marketing destacados por executivos da brMalls, Pullse e Tecnisa em live da Gouvêa de Souza

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.