Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Plano de internacionalização inclui, além da base em Miami, a montagem de um showroom em Orlando, na Flórida

Aiana Freitas de Aiana Freitas
19 de maio de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Luciana Carvalho, sócia-proprietária do Estúdio Jacarandá

[the_ad id="169690"]

O Estúdio Jacarandá, um dos principais escritórios de arquitetura e design de varejo do Brasil, vai abrir uma filial em Miami, nos EUA, no segundo semestre deste ano. Além desse espaço, os planos de aterrissagem no mercado norte-americano incluem a montagem de um showroom em Orlando, também no Estado na Flórida, no começo de 2026.

[the_ad id="138406"]

A empresa, fundada há 12 anos em São Paulo, é reconhecida por seus projetos conceituais, de rollout (reprodução de conceitos em vários pontos), visual merchandising, tropicalização e corporativos. Desenvolveu, entre outros, o conceito do Empório Figueira Rubayat, da nova flagship da TIM na Rua Oscar Freire e da Shop IA Cacau Show Lab – que foi apresentada no Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo da América Latina, em 2024.

A empresa já exporta seus serviços para países da Europa e da América do Sul, além da Austrália. Essa, no entanto, será sua primeira base física fora do Brasil. Daniel Melloni Garcia, sócio do Estúdio Jacarandá, diz que alguns fatores foram determinantes para a escolha da Flórida. “O PIB da Flórida representa cerca de 70% de todo o PIB brasileiro, então o potencial econômico é enorme. Além disso, o varejo do Estado também é muito forte e está se desenvolvendo de forma mais intensa – e, claro, existe uma colônia de brasileiros bastante grande na região.”

[the_ad id="99067"]

Para Garcia, a presença física oferecerá mais segurança aos clientes, além de permitir uma escala maior de absorção de serviços. “A nossa vontade é, de fato, ter atuação global. E a gente imagina que esse movimento deve começar pelos Estados Unidos, onde está o varejo mais forte no mundo.”

Desafios e oportunidades

Montar uma base do Estúdio Jacarandá nos EUA vai significar, também, adaptar processos produtivos. “No Brasil a gente ainda faz muitos projetos personalizados, com serralheiro, marceneiro. Nos Estados Unidos, isso seria inviável financeiramente e a gente, que trabalha com varejo, precisa pensar nisso. Os americanos adotam muito o estilo ‘faça você mesmo’, então pensamos num design e numa arquitetura muito mais ‘vestível’, no qual você compra um móvel já pronto, e ‘veste’ com uma cara diferente, para ter personalidade”, conta Luciana Carvalho, sócia-proprietária do Estúdio Jacarandá.

Luciana acredita que o conceito de loja tutorial, em que os produtos são posicionados e apresentados de forma autoexplicativa, se adequa bem ao público norte-americano. “Eles querem chegar na loja, entender o produto e resolver um problema. Essa é uma tendência não só nos EUA, mas também em outros países.”

Da mesma forma, criar projetos que permitam que o consumidor final viva uma boa experiência na jornada de compra é fundamental. “Oferecer a experiência de compra é um movimento global no varejo. E a arquitetura influencia nessa experiência de muitas formas. Quando falamos de design e arquitetura de loja, estamos falando de uma ciência. A gente pensa em toda a jornada do consumidor: por onde ele entra e o que ele vai ver, como que ele vai acessar os produtos, o que estará em destaque, como estimular a compra. Uma tecnologia, por exemplo, nunca será colocada sem propósito na loja. Ela sempre vai ajudar a vender produto. Isso tudo é a arquitetura e o design que definem. A gente consegue valorizar o produto, valorizar a jornada, valorizar a experiência.”

NRA Show 2025

A abertura do escritório em Miami ocorre perto da realização da NRA Show 2025, a maior feira de foodservice das Américas, em Chicago. Até por isso, o Estúdio Jacarandá montou pela primeira vez um estande no evento. “Sob o ponto de vista do negócio, para nós a NRA Show 2025 é um laboratório. Vamos sentir o mercado americano, o clima, como as coisas funcionam nos EUA. Alimentação é um setor em que atuamos bastante”, diz Garcia.

Ainda assim, Luciana acredita que o público principal do Estúdio nos EUA, pelo menos no começo, será mesmo o brasileiro. “A gente percebe que muitos varejistas da Flórida têm carência do tipo de atendimento e de serviço brasileiros.”

Projetos internacionais do Estúdio Jacarandá

 

1 do 11
- +

Imagem: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

Próxima Postagem

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.