Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Demissões em massa são sinais importantes para repensarmos a cultura organizacional das empresas

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
19 de abril de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Demissões em massa são sinais importantes para repensarmos a cultura organizacional das empresas

Na contramão das grandes demissões em massa, que vêm preocupando cada vez mais o mercado pela mudança no comportamento das empresas e profissionais, o Brasil tem apresentado um movimento crescente de demissões voluntárias. Após o fenômeno do “Great Resignation”, que aconteceu em diversos países, incluindo o Brasil, precisamos estar atentos em como a relação com o trabalho está evoluindo.

Após o período que ficou conhecido como “Grande Renúncia”, que vem aumentando desde 2020, as empresas começaram a acompanhar mais de perto os números dos últimos anos para entender o comportamento dos profissionais. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o estudo recente realizado pela LCA Consultores, quase 7 milhões de pessoas pediram demissão em 2022, sendo que quase 40% possuem de 18 a 24 anos e mais de 30% estão na faixa de 25 a 39 anos.

Com o retorno pós-pandemia, diversas mudanças no dia a dia das empresas foram revistas, muitas vezes indo de encontro à evolução no comportamento e pensamento dos profissionais, que passaram a priorizar diversas características que não estão necessariamente ligadas à remuneração, normalmente priorizada de maneira única ou isolada pelos contratantes. Flexibilidade, formato híbrido e cultura organizacional são os principais pontos de atenção de início e que podem ser determinantes para a escolha de uma vaga.

Lidar com um ambiente de trabalho que ainda permite uma cultura tóxica, insegurança e falta de reconhecimento ou crescimento, além do excesso de cobrança por conta das contenções financeiras e estruturais, estão diretamente ligados à busca por melhores condições de trabalho e insatisfação profissional.

A falta de evolução da cultura organizacional e a maneira como o RH lida com suas equipes, principalmente com o formato de gestão adotado, estão criando degraus cada vez maiores, distanciando e dificultando o relacionamento com os empregados.

Interpretadas como escolhas positivas por parte dos trabalhadores, o alerta acaba surgindo com viés duplo, pois também pode gera um impacto economia em geral ao mesmo tempo em que impacta negativamente as empresas. Afinal, quando temos movimentação por parte de profissionais qualificados ou que foram desenvolvidos, exigindo esforço e investimento por parte das empresas, pode ser ainda mais difícil encontrar substitutos, afetando a produtividade das equipes e os negócios.

Para evitarmos cada vez mais este movimento e a perda do fator humano, principalmente aqueles que são desenvolvidos dentro das nossas estruturas ou que fomentam a cultura organizacional, precisamos parar de pensar apenas em oferecer uma boa remuneração, olhando também para o pacote de benefícios aderentes à nova realidade do brasileiro.

Criar um ambiente de trabalho saudável, agradável, positivo e favorável à permanência do funcionário se torna cada vez mais básico, ao mesmo tempo em qcue as equipes de RH e treinamento precisam pensar no desenvolvimento profissional e pessoal. Uma alternativa é criar um canal de comunicação para ouvirmos as pessoas e levarmos em conta os pontos trazidos de maneira orgânica, oferecendo a oportunidade para diálogo e diminuindo o degrau entre gestão e estrutura.

Flexibilidade, seja com formato híbrido ou nos horários, favorecendo que as pessoas consigam lidar com o dia a dia profissional e pessoal, serão cada vez mais buscados em vagas de trabalho. Mesmo com o fim da pandemia e com a ameaça das layoffs, o brasileiro aprendeu a lidar com os novos formatos de trabalho e priorizará cada vez mais esta oportunidade.

O mais importante, além de acompanharmos a mudança de comportamento dos nossos funcionários e olharmos para o mercado de maneira humanizada e agregadora, é compreender que as demissões voluntárias estão sempre ligadas aos fatores internos das empresas.

Como gestores, independentemente do comportamento externo, temos como missão valorizar as equipes para que a mão de obra qualificada sinta-se à vontade em continuar integrando nossa estrutura, além de olharmos para o desenvolvimento de todos os profissionais, valorizando e reconhecendo quem move os negócios diariamente.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Como medir o impacto da experiência do cliente nos negócios

Próxima Postagem

1º dia do Digitail sentencia: digitalização humanizada é a próxima etapa do varejo

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
1º dia do Digitail sentencia: digitalização humanizada é o próximo passo para varejistas

1º dia do Digitail sentencia: digitalização humanizada é a próxima etapa do varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.