Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vivemos em um mundo em que adultos estão regredidos?

Sandra Takata de Sandra Takata
19 de março de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Vivemos em um mundo em que adultos estão regredidos?

Muitas vezes sinto que estou enxugando gelo. Minha caminhada no Instituto Mulheres do Varejo completa sete anos em 2025. Temos 400 mulheres que atuam no ecossistema do grupo, reunidas com cada vez mais força e propósito. Estamos juntas para mostrar que não estamos sozinhas. Parece óbvio, mas somos um grupo minoritário, mesmo sendo a maioria, falando das mulheres no Brasil atual.

Neste caminhar, ultimamente, executivos têm me perguntado muito sobre os muitos programas cancelados relacionados à diversidade e inclusão. Digo e bato na tecla: é até muito positivo para separar as empresas que realmente têm o propósito em seu core das que somente fizeram isso por efeito manada.

Por outro lado, não sei se estou sendo ingênua. Eu sou jornalista e sei da importância e do poder da informação. Acredito muito no inverso das jornadas que acabamos vendo nos portais de notícias e redes sociais repletas de notícias sensacionalistas trágicas. Há mais notícias boas do que ruins. No entanto, com os algoritmos da internet, clicamos numa manchete e várias outras aparecem com o mesmo teor.

Sou do tempo de ler revistas e jornais impressos. Não havia algoritmo e lia conteúdo de articulistas que tinham pensamentos diferentes dos meus, o que ampliava meu nível de consciência.

Lógico que sempre há o sensacionalismo. Nossa mente é atraída pelo catastrófico para nos proteger. As notícias ruins sempre farão mais barulho. Temos de aprender a dominar nossa mente para notar quantas coisas boas fazemos em nosso dia a dia, e não o contrário. Analisar todos os pontos das informações e ter discernimento.

Por isso, sou a favor do autoconhecimento. Há líderes despreparados que, ao invés de inspirar, acabam regredindo por algo mal resolvido, agindo como crianças mimadas, preocupando-se com seu ego e não com o coletivo. Ainda que estivessem em seu estado adulto, cuidando do seu ego, seria maravilhoso. Temos de nos cuidar primeiro, para depois cuidar do outro. Entretanto, vejo cada dia mais, em discussões corporativas, adultos regredidos.

Não à toa, os dados de 2024 do Ministério da Previdência Social, sobre afastamentos do trabalho, mostram que houve quase meio milhão de afastamentos por causa de transtornos mentais, o maior número em dez anos.

Precisamos voltar a ler mais e ser menos leitores de manchetes, sendo levados por algoritmos. Devemos provocar mais discussões inteligentes, além de precisar nos tratar, fazendo com que nossas crianças internas sejam acalentadas e deem espaço para os adultos saudáveis.

A responsabilidade é imensa, para com nossa pessoa, assim como para futuras gerações, mas acredito que há muitos líderes inspiradores!

E você? Como promove o autoconhecimento?

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shuuterstock

Postagem anterior

Urban, da Aramis Inc., inaugura flagship no shopping Morumbi, em São Paulo

Próxima Postagem

Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.