Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É hora de pilotar a crise com uma mão e planejar o pós-crise com a outra

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
19 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos
CoronavirusShoppingCart_Lead

A evolução dos efeitos do coronavírus no consumo brasileiro tem sido quase tão rápida e devastadora quanto a propagação da própria doença.

Dados divulgados pela Cielo mostram que as vendas no varejo nacional caíram 3,8% na comparação entre a primeira semana de fevereiro e a primeira de março. Na semana seguinte o recuo foi ainda maior, chegando a 6% a nível nacional e 8,2% na Cidade de São Paulo.

Os números dessa semana ainda estão sendo coletados, mas o fechamento dos shopping centers em alguns estados e a redução do horário de funcionamento em outros, sem falar na quarentena a que boa parte da população está se sujeitando, para tentar achatar a curva de proliferação do vírus, sugerem que o tombo deve ser gigantesco.

A queda no faturamento poderia ser ainda maior, não fossem as altas vendas de drogarias e farmácias, que cresceram 30% na última semana ante mesmo período do ano passado, e as de super e hipermercados, que avançaram 19%.

A tendência, de agora em diante, e pelos próximos meses, é de uma forte retração em todos os segmentos, exceto saúde e alimentação, com uma forte predominância da venda virtual.

Aliás, varejistas e shopping centers que já atuavam com marketplace virtual e serviços organizados de delivery estão um pouco mais bem posicionados para atravessar os tempos bicudos que teremos pela frente.

Ao mesmo tempo, o e-commerce brasileiro enfrentará um teste importante, à medida que for mais acionado pelos consumidores. Experiências positivas podem estimular os usuários a seguir adotando o canal no pós-crise, enquanto experiências negativas terão o efeito contrário.

Restam poucas dúvidas de que o prejuízo será enorme e diante desse cenário apocalíptico, digno de filmes de ficção científica. Ações que forem tomadas agora serão paliativas. A pergunta que fica é: o que será o amanhã? Como vai ser nosso destino, quando as nuvens começarem a se dissipar?

Neste momento o cenário é para lá de preocupante. O prosseguimento da recuperação que nossa economia ensaiava e os planos de expansão que o varejo desengavetava são atualmente incógnitas, como tantas outras coisas.

Mas ao mesmo tempo em que pilotamos a crise, cuidando das nossas pessoas e empresas (nesta ordem) da melhor maneira possível, deveríamos começar a nos preparar para o segundo semestre, quando tudo indica que o coronavírus poderá estar controlado.

Na segunda metade do ano precisaremos acelerar para tentar recuperar o tempo perdido, levando em consideração que muitos consumidores estarão receosos ou terão eventualmente seu poder aquisitivo reduzido. Para dificultar ainda mais todo esse processo, faltam informações que permitam antever como se comportará o mercado até lá.

Uma coisa é certa: se mesmo diante de tantas dificuldades não utilizarmos as próximas semanas para desenhar o plano pós-crise, o ano estará irremediavelmente perdido. Da nossa parte, já começamos a desenhar a retomada para alguns de nossos clientes. A hora é essa.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Hypera vende portfólio de 12 produtos farmacêuticos para Eurofarma

Próxima Postagem

Coronavírus: Amazon prioriza artigos básicos e suprimentos médicos

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Coronavírus: Amazon prioriza artigos básicos e suprimentos médicos

Coronavírus: Amazon prioriza artigos básicos e suprimentos médicos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.