Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Compras em supermercados: para além do abastecimento, uma experiência cultural

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
19 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Compras em supermercados: para além do abastecimento, uma experiência cultural

Frequentar um supermercado é mais do que uma simples tarefa de abastecimento do lar. É uma experiência que impacta em diversos aspectos a vida cotidiana familiar, mexendo, inclusive, com a memória afetiva do consumidor. Afinal, quem não guarda com carinho a lembrança de uma ida ao supermercado para comprar produtos especiais para promover um encontro de família, uma festa para amigos ou uma ceia de Natal? E é pensando nisso que os profissionais do setor estão sempre buscando tornar a experiência cada dia melhor.

Cada etapa da compra proporciona uma oportunidade de interação com marcas, produtos, colaboradores e ambientes que podem ser levadas em consideração pelo setor como oportunidades de fidelização, aumento do ticket médio e posicionamento da empresa no segmento.

Ao entrar no supermercado, somos imediatamente envolvidos por uma sinfonia de cores, aromas e texturas: corredores alinhados, produtos frescos e sazonais, embalagens chamativas, promoções tentadoras, degustações, trade marketing e exposição da FLV com vaporizadores, entre outros. A disposição estratégica dos produtos nas prateleiras, os displays elaborados e as promoções-relâmpago criam um jogo visual e sonoro cativantes e estrategicamente pensados pelo marketing com impacto direto na percepção de satisfação.

Além disso, a tecnologia tem levado novas dimensões à experiência de compras em supermercados. Aplicativos móveis, self-checkouts, robôs para atendimentos e programas de fidelidade digitalizam e agilizam o processo, proporcionando conveniência aos consumidores modernos e antenados. Câmeras de segurança com reconhecimento facial adicionam mais segurança à jornada.

Esses elementos combinados criam um ambiente humanizado e atraente, fazendo com que a experiência vá muito além da compra de alimentos, transformando a ida ao supermercado em uma atividade social e cultural. Ao priorizar a satisfação do cliente, a inovação e a transparência, os supermercados podem se destacar em um mercado competitivo e construir uma base de clientes leais e multiplicadores da sua marca.

Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS)
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mercado Livre anuncia bot no WhatsApp para consultoria de moda e sugestão de compra

Próxima Postagem

O desafio na administração dos negócios de família é administrar conflitos familiares

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
O desafio na administração dos negócios de família é administrar conflitos familiares

O desafio na administração dos negócios de família é administrar conflitos familiares

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.