Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Investir no digital para ganhar o bairro ou ganhar o mundo?

Caio Camargo de Caio Camargo
18 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Investir no digital para ganhar o bairro ou ganhar o mundo?

Não é de hoje que muitos pequenos varejistas e até mesmo algumas redes maiores sonham com o mercado digital como um campo para crescer exponencialmente seus negócios. Isso acontece desde que falamos da digitalização dos negócios, lá nos idos dos anos 1990, e ganhou ainda mais força com o crescimento dos e-commerces, na esteira de cases de sucesso como a Amazon.

Até aí, nada errado.

A questão é que, na prática, o digital é um terreno cada vez mais difícil para se criar alguma relevância, principalmente se a marca se assemelha em produtos ou serviços ao restante de seu mercado. Se por um lado criar um site ou mesmo um e-commerce hoje é uma tarefa muito mais simples que em outros tempos, fazer diferente, ou seja, criar barulho no mercado pode significar a alocação de muitos recursos, financeiros, de pessoas ou mesmo de tempo em questões como anúncios pagos, tráfego e criação de conteúdo.

Então, qual é o melhor caminho?

Em primeiro lugar, é necessário entender do que se trata a digitalização de hoje em comparação com o que se falava no início da era digital. Se antes falávamos em nos “conectarmos à internet”, a conectividade evoluiu de tal forma que praticamente tudo o que fazemos quando estamos na frente de algum dispositivo de mídia, como um computador, um celular, uma televisão e até mesmo um automóvel, de alguma maneira já está conectado e utilizando a rede para acessar e transmitir informações.

Da mesma forma que você, seu consumidor também está conectado com o ambiente digital. Não precisa ligar o computador, se conectar à internet, buscar e entrar em um site. Enquanto fala com seus amigos via WhatsApp ou quando está navegando em suas redes sociais favoritas, há aí uma janela de oportunidades para o varejista se conectar com o seu consumidor, tudo isso com ferramentas acessíveis e um custo relativamente mais baixo.

Alguns vendedores se atentaram a isso e, nesta Black Friday, as redes sociais e o WhatsApp já são apontados como os grandes aliados dos varejistas na forma de comunicação das promoções com os consumidores. Seja lá qual for o tamanho da sua cidade, você provavelmente já deve ter visto os lojistas locais buscando fidelizar e atrair seus clientes com essas ferramentas sociais. Este é o primeiro passo para uma digitalização mais ativa, começando pela sua região, e, depois, por que não, ganhando o mundo.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Calça jeans, tapetes e mini processador portátil são produtos mais vendidos na Shopee

Próxima Postagem

Inovação, renovação e transformação: três passos da indústria moderna

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Inovação, renovação e transformação: três passos da indústria moderna

Inovação, renovação e transformação: três passos da indústria moderna

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.