Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Quando uma franquia pode ser um mau negócio?

Redação de Redação
18 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Lyana Bittencourt*

[the_ad id="138406"]

– O franchising é um sistema utilizado mundialmente pelas empresas para a expansão de suas marcas. É um sistema que permite replicar modelos de negócios e fórmulas operacionais de sucesso para que outros empreendedores ganhem também operando uma unidade utilizando um know-how já consolidado.

Da decisão de franquear o negócio até divulgar para o mercado o modelo de franquia para atrair empreendedores, o empresário precisa cumprir algumas etapas desse processo, entre elas, avaliar a viabilidade da aplicação do sistema de franquias para replicar o modelo; implantar uma estrutura com foco na gestão da rede; implantar processos e capacitar pessoas para que seja possível a transferência de know-how para os futuros franqueados que vão investir na marca.

Um ponto de fundamental importância em uma franquia é a definição do perfil do franqueado que vai operar o negócio, que deve ter sinergia e aderência ao perfil do negócio, caso contrário, o que poderia ser a realização de um sonho pode se tornar um pesadelo para ambos: franqueador e franqueado.

Para o franqueador porque ele corre o risco de ter um franqueado na rede que não consegue operar o negócio dentro dos padrões determinados e, consequentemente, não consegue obter os resultados projetados. E para o franqueado porque ele investiu em um negócio sem a condição de se rentabilizar, correndo o risco de perder o que investiu.

Analisando os aspectos colocados acima, o que pode tornar uma franquia um mau negócio é exatamente deixar de estruturá-la como mandam as boas práticas do franchising, queimar etapas importantes do processo e colocar a franquia na mão de um operador sem o perfil adequado para operá-la.

Outros aspectos podem levar uma franquia ao insucesso, como a escolha do ponto, a inadequação do produto com o público alvo, a falta de marketing para divulgação do negócio e a falta de apoio ao franqueado por parte da franqueadora.

O que não quer dizer que o sistema de franquia não é bom, ao contrário, é comprovadamente um sistema que permite ao empresário crescer e gerar riqueza com a sua marca. No entanto, deve ser planejado com responsabilidade e com o compromisso de praticar uma relação ganha-ganha.

Franquia também pode ser um mau negócio quando o franqueado não cumpre com o que se comprometeu ao aderir ao sistema, não se envolvendo o suficiente para realizar os resultados projetados e para atrair e reter clientes para a sua unidade.

Achar que os resultados vão “brotar” apenas pelo fato de ser uma franquia é um grande equívoco. O trabalho deve ser duro principalmente nos dois primeiros anos, tempo estimado para ganhar o mercado, tornar-se conhecido na região e começar a gerar caixa positivo.

A franquia também pode ser um mau negócio quando franqueados indisciplinados passam a não seguir as regras da franquia e tendem a partir para reinventar a roda, o que só tira o foco, além de fazer com eles passem, de forma desnecessária, por experiências que já fizeram parte da curva de aprendizado do franqueador.

*Lyana Bittencourt (lyana@bcef.com.br) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

NRF Big Show, o maior evento de varejo no mundo, tem Delegação GS&MD para Nova Iorque

Próxima Postagem

Fatores que impactam o desempenho do varejo brasileiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Fatores que impactam o desempenho do varejo brasileiro

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.