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Home Artigos

Melhores práticas, uma trilha para o sucesso do seu negócio

Redação de Redação
18 de julho de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Light bulb symbol on long empty straight road, highway. Concepts of environment, ecology, green energy, idea etc.

Light bulb symbol on long empty straight road, highway. Concepts of environment, ecology, green energy, idea etc.

Todo gestor de negócio, a princípio, deveria conhecer e utilizar melhores práticas e benchmarks em sua empresa, uma ferramenta muito popular e eficaz para desenvolvimento de melhorias, novas ideias e soluções.

A gestão de melhores práticas é uma ferramenta muito eficiente

Um colega, que me inspirou para esse artigo, costuma dizer que as melhores práticas são como uma trilha em uma caminhada:

  • Já foram utilizadas pelo mercado, isso facilita a implementação, pois ela já foi aprovada, desenvolvida e testada;
  • Podem ser utilizadas para outros fins, por mais que você possa dizer que empresas são únicas, é possível adaptar melhores práticas para a sua realidade, mesmo sendo de um setor ou negócio diferente;
  • Economizam tempo e reduzem riscos, como já foram desenvolvidas, haverá menos riscos de “falhar”, assim como também menor custo financeiro e tempo de desenvolvimento.

Como se preparar para esta trilha

A GS&Consult provê de uma imensa base interna de casos de sucesso, com benchmarks e melhores práticas. Isso por conta do nosso grande relacionamento com empresas no mercado, mas também por dois fatores essenciais:

  • Somos integrante do Ebeltoft Group, grupo que possui uma rede de consultorias em mais de 22 países, e que acompanha e registra casos e projetos de sucesso no mundo de negócios do varejo e bens de consumo;
  • Participamos de diversos eventos e congressos, tais como NRF Retail´s Big Show, Euroshop, Cannes Lions, NRA Show (National Restaurants Association), NACS (Advancing Convenience & Fuel Retailing), entre outros, o que nos possibilita acompanhar e conhecer o que há de mais novo no mercado atual.

Para quem não consegue ter essa dedicação e trabalho de acompanhar as tendências do mercado no dia a dia, o Study Tour que realizaremos no dia 28 de agosto e 1º de setembro durante o LATAM RETAIL SHOW , será uma grande oportunidade de aprender e conhecer um pouco mais sobre diversos negócios inovadores que podem gerar novos insights para seu negócio.

Esse ano em particular, o Study Tour promete uma variedade de roteiros, oportunidades de visita em lojas e empresas inovadoras, onde será possível conhecer operações de lojas recém-abertas, novos conceitos e formatos, entender diferentes modelos de negócio, conversar e desenvolver network com grandes empresários e gestores, além é claro de conhecer melhores prática de mercado, o que funciona e como funciona.

Study Tour

No Study Tour desenvolvemos 4 roteiros distintos onde você poderá conhecer negócios e melhores práticas de mercado por meio de diferentes perspectivas:

Grupo Experiência: Uma seleção de empresas que desenvolveram ideias e modelo de negócios para promover diferentes experiências e mecanismos para melhorar a satisfação e o relacionamento com o cliente. Visitaremos empresas tais como: Reserva, Carlo’s Bakery, Eataly, Natura;

cb

Grupo Inovação: Empresas e operações inovadoras que desenvolveram soluções diferenciadas, e é claro com muita tecnologia! Conheceremos o incrível CD da Riachuelo, a nova loja do McDonald’s, a Luizalabs e é claro a nossa loja do futuro a Omnistory no Shopping Villa Lobos;

RIACHUELO – A marca possui um Centro de Distribuição com alto nível de automação, tecnologia e capacidade de abastecimento pontual (por tamanho e cor e não a grade full), sem gerar excesso de estoque. O centro impulsiona a eficiência logística integrando os sistemas das fábricas e das lojas. Assim, é possível saber exatamente quantas peças produzir e para quais unidades enviar, melhorando a performance das loja.

Grupo Integração: Quando falamos de online e offline fica cada vez mais evidente a complementariedade dos dois canais, e esse grupo tem como objetivo discutir e aprender como é possível integrar os dois mundos. Vamos conhecer o modelo de negócio do Uber Eats, a Spin’n Soul, a Shoestock;

tstore

TRAMONTINA – O projeto da T-store Tramontina, desenvolvido em conjunto com a GS&Consult, foi pensado e planejado buscando promover o aumento da percepção de portfólio dos produtos da marca que, por ser fabricante, apresenta grande variedade de itens. A primeira preocupação da indústria foi o conflito de canal diante das empresas que já eram clientes, exigindo que os cuidados envolvidos nas precificações e promoções da loja própria fossem pensados para evitar sobreposições com os demais clientes e valorizar a imagem de marca.

Grupo Vendors e Sortimento: Diferenciação de produtos e relacionamento com o cliente são dois pontos fundamentais abordados nesse roteiro onde iremos conhecer a estratégia e objetivos que levaram a Indústria ir para o Varejo, mas também alguns varejistas que desenvolverem produtos de marca própria. Visitaremos as lojas da Brastemp Experience, Daiso, Panvel, Tramontina, Bauducco e Samsung.

DAISO – A rede tem 3 fortalezas: Qualidade (“Vender produtos de qualidade com preço baixo”); Variedade (“Criar uma experiência divertida de compra com uma larga seleção de produtos”) e Unicidade (“Trazer produtos novos e ideias que não podem ser achadas em outros lugares”). Na loja instalada no Shopping Cidade Jardim, a rede mostrou a alta capacidade de adaptação da estratégia de preço baixo e variedade mesmo dentro de um shopping premium.

daiso

Fica a dica para participar de uma ótima oportunidade para aprender e conhecer, além das melhores práticas, conceito, ideias, oportunidades e negócios.

selo latam mc PComo diria o Abílio Diniz, que também é uma das atrações do Latam Retail Show, “Copiar é mais fácil que inventar”, porém, muito cuidado, por mais que você possa conhecer e aprender com grandes empresas e negócios que desenvolveram soluções inovadoras, copiar no estilo Ctrl-C e Crtl-V não funciona. Executar é onde está normalmente o grande desafio!

 

 

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