Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Experiências 5.0 e os serviços

Redação de Redação
18 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

De forma geral, os negócios envolvendo serviços têm sido, ao mesmo tempo, precursores e seguidores no desenvolvimento e incorporação de experiências em sua propostas de diferenciação.

As mais óbvias são as constantes inovações envolvendo companhias aéreas e as implementadas por hotéis e resorts, bem como todas as formas de restaurantes, dos finos e diferenciados ao fast food.

Inúmeras inovações em experiências foram desenvolvidas pelas companhias aéreas, no atual momento, especialmente as do Oriente Médio e Ásia, bem como hotéis, resorts e parques temáticos. Neste último, em particular nos Estados Unidos, liderados pelos complexos Disney e Warner, além de restaurantes, onde se destaca o que foi proposto por redes como, no passado, TGIFriday’s e posteriormente Hard Rock e Rainforest Café.

E não podem ser esquecidas as propostas mais recentes envolvendo os cruzeiros marítimos que se reinventam e segmentam na busca constante de inovações para atrair cada vez mais passageiros em todo o mundo.

Os negócios do binômio viagens e hospitalidade são dos mais ativos e inovadores na busca da diferenciação pela experiência e todos os demais segmentos têm muito a aprender com o que se faz nesses setores.

Mas muitos outros segmentos de negócios em serviços têm buscado a diferenciação pela experiência.

Na área financeira, especialmente os bancos, ainda que de forma relativamente tímida, têm buscado incorporar alguma forma de experiência num setor onde a racionalidade é a palavra de ordem.

Alguns exemplos interessantes vieram das tentativas de repensar a agência bancária, descaracterizando seu caráter racional e pragmático, para incorporar outros elementos no processo, como a do Deustch Bank, em Berlim, que oferecia até concertos musicais e embalava os produtos financeiros com as ideias vigentes para apresentação de produtos de consumo.

Muitas outras alternativas foram criadas para repensar e segmentar a agência bancária, especialmente aquelas destinadas ao público mais afluente, criando espaços, conveniência, atendimento e serviços diferenciados, com o lançamento de diferentes conceitos, formatos e marcas para caracterizar essa proposta.

O digital acabou por transformar todo esse processo e hoje os bancos estão começando a se desfazer de agências que perderam boa parte, senão toda, de sua atratividade. Se é que em algum momento puderam ser atrativas de alguma forma.

A era da Experiência 5.0, com a relevância dos eventos criou importante alternativa para o mercado financeiro e exemplos interessantes. No momento, são todas as ações envolvendo o Bradesco em todo o País com as Olimpíadas, ou o Banco do Brasil, nos apoios aos esportes coletivos. Ou mesmo o Banco Original, no apoio e participação direta nos eventos de inverno em Campos do Jordão, em São Paulo. Ou ainda o envolvimento do Banco Itaú nos torneios de tênis.

Cada um a seu tempo, focando em segmentos específicos, os bancos estão usando experiências para criar um envolvimento e relacionamento diferenciado com seus públicos.

Mas muito mais existe em outros negócios envolvendo serviços.

Na área hospitalar, na educação, nos serviços pessoais, especialmente tudo que envolve saúde e bem estar, nos cinemas, nos espetáculos de forma geral em praticamente todos os setores podem ser buscados exemplos.

Talvez o Cirque de Soleil, reinventando o negócio do circo no mundo, seja o exemplo mais elaborado como absolutamente tudo pode ser repensado e recriado para ampliar e diferenciar pela experiência.

No extremo até nos serviços funerários, onde dificilmente imaginaríamos mudanças, têm surgido propostas que visam criar experiências diferenciadas, ao menos para os amigos e parentes, como recentemente destacou nossa sócia-diretora do segmento de Gestão e Talentos, Fabiana Mendes.

É um processo inovador contínuo e que torna obrigatório um permanente repensar, pois os consumidores, a partir da proliferação e avanço da oferta e diversificação das experiências se reeduca e demanda cada vez mais a partir de sua própria evolução.

E como lembra nosso parceiro Carlos Ferreirinha, da MCF Consultoria, gosto não retrocede. Quem experimentou e gostou, quer mais e melhor.  Sempre.

Nota. No LATAM Retail Show 2016, de 23 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, também será debatido como o varejo, shoppings centers, franquias e comércio eletrônico pode se inspirar pelas experiências desenvolvidas em outros segmentos de negócios, especialmente no setor de serviços. E, mais particularmente, com as empresas aéreas e de hospitalidade, que têm destacado na busca de diferenciação por meio da constante e crescente incorporação de experiências em sua oferta.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Cliente – Atender bem para não perder muito!

Próxima Postagem

CIO da Marisa participa de LATAM Retail Show, dividindo experiência de mais de 30 anos no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

CIO da Marisa participa de LATAM Retail Show, dividindo experiência de mais de 30 anos no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile