Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Respostas com perguntas – Tempos difíceis exigem perguntas duras

Redação de Redação
18 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Alexandre van Beeck*

Hoje em dia estamos com mais interrogações do que respostas, não é mesmo? E se as respostas forem novas perguntas para estimular a reflexão sobre seu negócio?

Há muitos anos eu faço a mesma estratégia, por que agora não está funcionando mais?

Você já olhou para dentro do seu negócio? Realmente conseguiu implementar sua estratégia? Ou ficou apenas no Power Point? Já se deu conta que, o que funcionou nos últimos anos, pode não funcionar mais? A sua estratégia está adequada para este momento? Quando foi a última revisão estratégica do seu negócio? Sua empresa construiu a estratégia baseada em produto ou colocou o consumidor no centro de tudo?

Será que eu consigo acompanhar a redução de preços que meu concorrente fez?

Desde quando baixar o preço é solução para tornar seu negócio mais competitivo? Você já analisou as despesas da sua operação? Sabe como torná-la mais eficiente? Onde buscar por mais produtividade? O consumidor está em busca de soluções no ponto de vendas, o que você tem oferecido para ele? Preço?

E meus clientes? Por que eles sumiram?

Como você tem estruturado o conhecimento e a análise sobre seu consumidor? Está disseminado entre todos na empresa ou ainda fica dentro da cabeça dos donos ou da área de inteligência? Qual foi a última vez que você se passou por vendedor e foi para o chão da loja conversar e entender a cabeça de seus clientes?

Meus vendedores não conseguem abordar os poucos clientes que entram na minha loja, como faço para chegar até o consumidor?

Seus vendedores se aproximam do consumidor perguntando o clássico “se precisar de ajuda é só me chamar, meu nome é Fulano”? Já pensou em capacitar seu vendedor com informação, treinamento e tecnologia? E se sua equipe de vendas desempenhar um papel mais completo e proativo para seu negócio, como um curador?

Se eu fizer um aplicativo e publicar um vídeo no YouTube, consigo reverter a queda nas vendas?

Você ainda acredita que existam receitas milagrosas nos negócios? Sua empresa está inseridas na vida dos consumidores de maneira natural? Desenvolveu uma estratégia de atuação no mundo moderno e digitalizado ou essa será apenas um esforço de curto prazo para tentar sair da crise? Qual a história que sua marca construiu nos últimos anos? Qual a propriedade que seu negócio tem para engajar esse consumidor? Como seu consumidor enxerga seu negócio?

Porque que mesmo estimulando a minha equipe a ”pensar fora da caixa”, nunca vem nada realmente inovador?

Antes de mais nada, você não acha que a expressão ”pensar fora da caixa” já está antiga? Será que você não está fazendo mais do mesmo e exigindo resultados diferentes? Que tal aplicar metodologias de desenvolvimento de pensamento disruptivo e inovador, com planos de ação estruturados?

Esse artigo foi na verdade um exercício para estimular o inconformismo com as respostas fáceis. Tempos difíceis exigem perguntas duras.

*Alexandre van Beeck (alexandre.beeck@agrconsultores.com.br) é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores. Siga-o no Twitter: @beeck

Postagem anterior

O fim das lojas de calçados multimarcas está próximo

Próxima Postagem

Study Tours – visitas a varejistas de São Paulo, no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Study Tours – visitas a varejistas de São Paulo, no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.