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Home Artigos

Como será o Shopping no Futuro?

Marcos Hirai de Marcos Hirai
17 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos
Market

Market

Além de um ambiente de compras, o que mais os shopping centers podem oferecer?

Por conta das profundas mudanças que a revolução digital está causando no nosso estilo de vida, está mais do que claro que os centros comerciais precisarão se reinventar para se adaptar aos anseios dos consumidores de hoje e do amanhã. Longe de ideias utópicas, o shopping do futuro está muito mais ligado a tendências relacionadas à oferta de experiências e qualidade de vida para os frequentadores, alinhado a conceitos sustentáveis integrados e, claro, às compras.

Imagine um shopping preparado para aproveitar totalmente a energia solar e ainda criar um ambiente agradável, com várias áreas verdes, para o convívio com familiares e amigos, ou apenas para passar o tempo livre em uma área gastronômica completa. Um local com menos estacionamento e mais opções de entretenimento e conveniência, além de elementos que tornem o local um ponto turístico. Este ambiente também pode ser totalmente conectado aos smartphones dos clientes, a ponto de detectar a sua presença e oferecer serviços ou produtos do seu interesse sem tornar a abordagem invasiva. Enfim, gerar o encantamento do público.

A tecnologia tem papel fundamental neste momento de transformações e cabe aos empreendedores acompanharem as tendências e, ao mesmo tempo, serem contemporâneos na construção de soluções sociais e sustentáveis.

Os shoppings no Brasil começam a ter condições de desenvolver e aplicar tecnologias já utilizadas em outros países. Precisamos realizar provocações e apontar boas práticas para acompanhar a mudança no mix dos shoppings influenciada pelo crescimento do entretenimento e da gastronomia.

Segundo Luiz Marinho, as mudanças nos shopping centers não devem ser encaradas como um problema, mas sim como uma fantástica oportunidade de consolidar e qualificar o que já existe. “É claro que altera o modelo de negócios dos shoppings. Por outro lado, há a oportunidade de atrair mais fluxo de pessoas e incrementar as vendas. Alguém que comprou numa loja virtual e foi até o shopping retirar o produto, por exemplo, pode aproveitar para consumir outros serviços ou produtos”, explica. Fato é que os shoppings existentes precisam se reinventar e captar parceiros interessados em participar da construção desta nova experiência em varejo onde os valores e os conceitos dos novos consumidores serão as âncoras.

Para materializar todas estas discussões, a Expo Retail Real Estate, realizada de 29 a 31 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, trará uma estrutura de modelo do Shopping do Futuro com diversas soluções apresentadas por empresas inovadoras. A quarta edição do evento simultâneo ao Latam Retail Show também exibirá mais de 100 horas de palestras com convidados renomados do setor varejista e imobiliário da América Latina.

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Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

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