Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Confiança: Onde fica o fundo do poço?

Redação de Redação
17 de agosto de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Em julho o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela FGV, atingiu 82 pontos, o menor da série histórica que começou em setembro de 2005. Nos primeiros sete meses deste ano é a quarta vez que o índice atinge um ponto ainda mais baixo dentro da série.


– LATAM Retail show tem credenciamento grátis para expo com benefícios

– Lançamento: Livro “A Transformação dos Negócios na Omniera”


O indicador mostra que nunca antes neste País chegamos a um ponto tão baixo em termos de confiança da população em relação ao seu presente e o futuro. O que é também seguido por todo o empresariado, para diferentes segmentos e porte de empresas.

O ICC é composto por dois vetores medindo a percepção em relação ao curto prazo: o Índice da Situação Atual (ISA), que atingiu no mês 71,2 pontos, puxando a média para baixo; e outro medindo a percepção sobre o futuro: o Índice da Expectativa (IE), que em julho ficou em 86,5 pontos.

Essa combinação mostra que a confiança é muito menor que a esperança, numa tradução comportamental do significado dos índices, ou seja, o presente é incerto e duvidoso, desestimulando o consumo e ensejando uma atitude cautelosa e depressiva, ainda que a visão de que o futuro possa ser um pouco melhor, traço marcante no comportamento coletivo.

Os elementos para esse estado de espírito são conhecidos e debatidos permanentemente, mas o mais relevante é a incapacidade dos poderes, especialmente o Executivo e o Legislativo, de se entenderem e sinalizarem perspectivas minimamente positivas para o País. O que fica é um quadro de descalabro desenhado pelos resultados da apuração dos desvios de recursos e corrupção que diariamente chegam à tona.

A confiança do consumidor é elemento fundamental da equação econômica de avaliação e previsão do comportamento do consumo e da economia como um todo, ao lado do emprego, renda, que na sua combinação gera a massa salarial e o crédito.

Esse quadro colocará um tempero explosivo nas negociações salariais que marcam os próximos meses, pois do lado empresarial haverá forte rejeição aos pedidos de recomposição salarial por conta do cenário futuro e incerto e do lado dos empregados a determinação de busca da compensação inflacionária que teima em continuar crescendo e chegou em Julho próximo aos dois dígitos sinalizando um período ainda mais conturbado à frente.

Nesse cenário, o Brasil está parando e os reflexos são crescentemente preocupantes no emprego, na renda e no consumo, numa espiral descendente de consequências que se espalham pelas mais diversas áreas que vão das compras de produtos e serviços ao consumo de alimentos.

Ainda na semana passada, o IFB – Instituto Foodservice Brasil, mostrou que em julho o crescimento das vendas dos operadores do setor, as redes atuando com diversos formatos de lojas orientadas para alimentação fora do lar, tiveram expansão nominal de vendas de 12,4 % sobre o mesmo período do ano passado, sem ajuste sazonal e com a abertura de novas lojas, realizada por essas redes. Expurgado o efeito da expansão do período, no critério mesmas lojas, considerado no mesmo período e também sem ajuste sazonal, o crescimento nominal foi de 5,5% que, deflacionado pelo IPCA de 10,41%, específico dessa atividade, representa um crescimento negativo de 4,5 %.
É a população rigorosamente encolhendo a barriga e apertando o cinto.

A discussão anterior sobre que letra representaria o formato da atual crise no Brasil, se um V, U, W ou L (leia artigo sobre a “Qual a letra?”) parece, ao menos por enquanto, sinalizar que estamos ainda na percepção de um V que teima em se aprofundar, não deixando antever onde está esse fundo do poço para depois discutirmos por quanto tempo lá ficará.

NOTA. Entre os dias 24 e 27 de agosto, será realizado o LATAM Retail Show, no Expo Center Norte, com mais de 130 palestras, 25 delas internacionais, com alguns dos principais líderes do varejo, franquia e shopping centers. E na área de exposições de instalações, equipamentos, serviços e tecnologia para esses setores, será apresentada a Omniera – A loja do futuro, que trará uma concepção inovadora de integração de pessoas com tecnologia para maximizar a experiência do consumidor.

E nas discussões sobre o momento e os cenários presente e futuro, algumas das mais influentes lideranças do Brasil e do mercado internacional estarão apresentando e debatendo suas visões, gerando insights preciosos para todos que atuam no e com esses setores e, em particular, a palestra de Abilio Diniz, compartilhando seus aprendizados pelas diferentes crises que atravessou em sua vida, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sem dúvida a mais equilibrada e reconhecida liderança política do País.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

UBER e taxistas. Concorrência ou oportunidade?

Próxima Postagem

Secretário do Desenvolvimento é um dos palestrantes do LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Secretário do Desenvolvimento é um dos palestrantes do LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.