Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os diagnósticos e as soluções convergem. Só falta ação

Redação de Redação
16 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Na semana passada, um encontro promovido pelo Instituto Millenium reuniu três ex-presidentes do Banco Central para discutir caminhos para o impasse que o Brasil vive e foi flagrante a convergência dos diagnósticos e das soluções propostas para desatar o nó que se instaurou no País, engessado e prostrado ante o vácuo de liderança que mergulhou o Brasil na atual crise.


Leia também:

=>Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza para o NRF Big Show. O participante muito bem acompanhado

=>Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda


Armínio Fraga, Gustavo Franco e Henrique Meirelles, atualmente todos bem sucedidos empresários atuando no setor privado, foram unânimes em estabelecer causas e consequências do atual quadro por que passa o Brasil, nominando o desgoverno federal como o maior responsável pela situação atual e variou pouco a avaliação sobre o futuro próximo entre eles, todos considerando uma perspectiva ainda mais complicada, pela inanição estabelecida que não viabiliza um profundo ajuste fiscal.

Entre eles, houve pequena divergência sobre o tamanho do ajuste fiscal necessário, tendo sido Armínio Fraga, que seria o ministro da Fazenda caso Aécio vencesse a eleição, o que colocou o cenário mais dramático sobre a dimensão e profundidade do ajuste.

Já Henrique Meirelles, candidato da preferência de Lula para uma eventual sucessão do ministro Levy, foi aquele que dosou um pouco mais as críticas ao momento e às perspectivas futuras, buscando equilibrar a dramaticidade da situação com aspectos relevantes da estrutura sócio-político-econômica do País, buscando evitar o catastrofismo galopante. Mas deixou entrever que a ideia de um imposto transitório que pudesse ajudar no ajuste fiscal estaria no seu receituário de alternativas para o momento.

Gustavo Franco adicionou importantes elementos estruturais que têm sido responsáveis pela perda da competitividade global do País com comparações entre as opções estratégicas feitas pelo Brasil e, particularmente, alguns países como a Coréia, que tem distanciado o país de um desenvolvimento sustentável e de longo prazo. E destacou a opção exclusiva pelo estímulo ao mercado interno como um dos principais fatores que ampliou a distância entre o Brasil e os países que preferiram construir economias mais abertas e globalizadas, e se tornaram mais competitivas globalmente.

Interessante observar que os três deram menor ênfase aos impasses ocorridos entre Governo Federal e o Congresso que têm contribuído para a letargia atual, ainda que tenha sido destacado por Armínio Fraga, que, quanto maior a falta de liderança e maior a falta de credibilidade, maior a dimensão do ajuste necessário.

Todos foram unânimes em pontuar que algumas das reformas propostas pela sociedade e pelo setor empresarial deveriam ser implementadas em caráter amplo e irrestrito e, por conta de sua proximidade atual com o mundo empresarial, incorporaram conceitos habituais nesse setor, destacando a importância de repensar tudo, usando metodologias como Orçamento Base Zero (OBZ) ou a adoção da meritocracia, como pontuou Armínio.

E foi também lembrada a importância de um processo amplo de desburocratização, como pontuado por Meirelles.
Debates, discussões, diagnósticos e propostas de soluções têm emergido de toda parte e de forma geral existe um consenso de que no período de 2009 até agora o País vem queimando o que acumulou nos períodos anteriores, quando se beneficiou de algumas opções corretas para o momento e foi muito favorecido por uma conjunção global de fatores que criou um cenário positivo para seu crescimento.

De lá para cá, os equívocos se sucederam e o que temos assistido é uma sucessão de opções equivocadas precipitadas por uma visão estreita e imediatista contaminada pela voluntarismo político de curto prazo, conjugada com o impasse institucional com o Congresso que jogou o Brasil na sua maior crise das últimas duas décadas. E sem perspectiva de solução negociada de curto prazo.

Esses elementos só reforçam a necessidade do setor empresarial privado rever sua postura de delegação da discussão estratégica do Brasil, do futuro aos governantes e se convencer que sem seu decisivo envolvimento e visão de futuro, todos estarão se auto-condenando à perda de competitividade no cenário global e papel marginal no cenário econômico mundial.

Não é uma questão de opção. É uma questão de necessidade e visão. E acima de tudo, de ação.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

NRF 2016: esteja entre os líderes do varejo

Próxima Postagem

Não há espaço para um sortimento ineficiente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Não há espaço para um sortimento ineficiente

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.