Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Regionais como ponte entre estratégia e execução

Roberta Andrade de Roberta Andrade
16 de outubro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

No varejo e em serviços, os regionais, donos de região, responsáveis pela gestão e resultados de múltiplos pontos de vendas, são o elo mais importante entre a estratégia da companhia e a rotina das lojas. São eles que fazem a engrenagem girar, traduzindo o plano em ação, garantindo padrão, ritmo e propósito no dia a dia da operação.

Mas, muitas vezes, são também os que mais precisam de apoio e desenvolvimento. Envolvidos em uma rotina intensa e repleta de urgências, acabam mergulhados na operação e apagando incêndios, quando o papel que deveriam exercer é tático e estratégico: direcionar, apoiar, desenvolver e garantir que a estratégia da companhia aconteça de forma consistente na ponta.

As novas exigências da liderança

Durante o Latam Retail Show 2025, um ponto ficou evidente: se o mercado evolui para um modelo mais digital, humano e omnicanal, o perfil dos líderes também precisa evoluir. E isso começa justamente por quem está no meio do caminho entre o escritório e a loja, os regionais.

Eles são, inclusive, os principais responsáveis pelo desenvolvimento das lideranças das lojas, que, por sua vez, são responsáveis pelos times de atendimento e vendas. Quando essa cadeia de desenvolvimento, que inicia na figura do regional, é impactada, todo o negócio sofre as consequências.

As novas exigências da liderança passam por:

  • Pensamento integrado e estratégico: conectar múltiplos canais e decidir com base em dados.
  • Curiosidade tecnológica e alfabetização digital: compreender o papel da IA no negócio e suas aplicações práticas.
  • Empatia e escuta ativa: liderar com sensibilidade em ambientes híbridos e diversos.
  • Consciência socioambiental e propósito: alinhar discurso e prática de forma coerente.

Liderança desenvolvedora e colaborativa: transformar o time em protagonista da mudança

Essas competências não são mais diferenciais; elas são essenciais para sustentar a performance em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e interconectado.

Upskilling e reskilling: o RH como protagonista

O desafio, no entanto, não é apenas técnico; é comportamental. O RH precisa assumir um papel cada vez mais estratégico de desenvolvimento, desenhando programas que formem regionais com visão 360°, capazes de navegar entre pessoas, performance e propósito.

Desenvolver essa camada da liderança é investir na perenidade do negócio. São esses profissionais que moldam a cultura, garantem a execução coerente da estratégia e sustentam o equilíbrio entre a pressão por resultados e a manutenção de um ambiente saudável e produtivo.

Do discurso à prática

Mais do que discursos inspiradores, é hora de estruturar ações concretas. Eis aqui alguns caminhos possíveis:

  • Trilhas de aprendizagem personalizadas por perfil e maturidade de liderança;
  • Programas blended (uma mistura que integra recursos digitais, experenciais e vivenciais) com foco em performance e aplicação prática;
  • Mentorias e laboratórios regionais de boas práticas para troca entre líderes;
  • Uso de dados e IA generativa para apoiar o desenvolvimento contínuo, com feedbacks personalizados e acompanhamento em tempo real.

Quando o desenvolvimento é contínuo e conectado à rotina, ele deixa de ser uma ação pontual e passa a fazer parte da cultura. Se a estratégia nasce no topo, é na ponta que ela ganha vida. Desenvolver os regionais é preparar o negócio para um futuro que já começou.

O futuro do varejo e dos serviços depende de líderes preparados para atuar com visão estratégica, mentalidade digital e sensibilidade humana, e o investimento começa exatamente na ponte entre a estratégia e a execução.

Nota: Para saber mais sobre como desenvolver a liderança regional, clique aqui.

Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da Friedman e da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo

Imagem: Envato

Postagem anterior

Go Coffee atinge 550 unidades e marca presença em todas as capitais do Brasil

Próxima Postagem

Reserva estreia no segmento athleisure com linha Reserva Sprint

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Foodservice

Conheça os bastidores da produção do Frango Assado na Cozinha Central da IMC

31 de outubro de 2025
Artigos

Por que o valor da confiança será o grande diferencial para as marcas em 2026?

31 de outubro de 2025
Foodservice

Fogo de Chão aposta em estrutura premium para confraternizações de fim de ano

31 de outubro de 2025
Muito além do chocolate: tudo sobre a jornada da Cacau Show em licenciamento, entretenimento e hotelaria
Varejo

Com 100 mil revendedores ativos, Cacau Show acelera expansão do modelo porta a porta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Reserva estreia no segmento athleisure com linha Reserva Sprint

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile