Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Margem é coisa de rio

Redação de Redação
16 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Finanças, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Só rindo. A expressão do título foi mencionada pelos parceiros do E-commerce Brasil, como a visão dominante no mundo do comércio eletrônico no cenário atual do País. Talvez devêssemos lamentar, pois ela traz consigo a constatação de uma deformação endêmica de pensamento que atinge o setor e gera o desaparecimento de empreendimentos e negócios que, de outra forma, poderiam gerar emprego, empresas, inovação e novas oportunidades.

E é com essa visão e proposta que E-commerce Brasil e a GS&MD – Gouvêa de Souza estarão mais próximas a partir de agora, para contribuir de forma mais decisiva para o desenvolvimento, amadurecimento, profissionalização e crescimento de forma saudável e sustentável do setor no Brasil.

Apesar do crescimento ainda positivo do faturamento, o setor de comércio eletrônico vive uma crise própria, endógena, agravada pela recessão econômico e financeira que atinge o País.

Ela tem origem numa visão distorcida, ironizada pela expressão do título, de que neste momento o crescimento deve ser buscado a qualquer preço e margem e resultados devem ser parte de uma equação futura em outro cenário, onde participações de mercado estarão concentradas em um número menor de empresas e a guerra deixe de ser fraticida.

Nesse processo, desaparecerão muitos dos negócios criados neste período e o mercado encontrará um ponto de equilíbrio futuro, dividido entre empresas de maior porte, sobreviventes num conceito de seleção natural da espécie. É uma visão. Não necessariamente a melhor.

A deformação precipitada pelo atual momento se apoia num combinação pouco virtuosa, de muitos empreendedores ambiciosos e destemidos, cheios de energia e vontade, com acesso a algum capital, porém com menor experiência de negócios, lançando e operando novos conceitos e propostas com a visão de que tudo valerá a pena no futuro.

Ao mesmo tempo, negócios e marcas com maior acesso a capital, ávidos por entregar crescimento e participação de mercado de curto prazo e menos pressionados pelos resultados, impõem uma guerra aberta usando preços, prazos de pagamentos, investimento em promoção, custo de frete e outras alternativas mais para desenhar um mercado distorcido em sua proposta de médio e longo prazo.

Muitos, sem dúvida, se inspiram na realidade internacional que tem como maiores protagonistas Amazon e Walmart, onde o valor de mercado de uma Amazon, que operou no vermelho até pouco tempo atrás, é maior do que a do Walmart, que partiu para aquisição como forma de redução de seu gap na área de comércio eletrônico. Sempre poderemos discutir se o que assistimos atualmente no comércio eletrônico é a gestação de uma nova realidade no mundo dos negócios, balizada pelo crescente empoderamento do consumidor omnicanal, e sua capacidade de impor novos modelos econômicos. Um debate inevitável e provocador.

Aquilo que foi conhecido na economia norte-americana como “Efeito Walmart”, derivado de sua proposta “Every Day Low Price”, precipitou uma ampla reconfiguração da atividade varejista naquele país, com desaparecimento de muitas empresas e negócios e depois se espalhou para outras regiões. Ironia do destino, de algoz a vítima em poucos anos.

O setor de comércio eletrônico, especialmente no Brasil, é novo demais e com um longo caminho à frente, crescente em sua importância estratégica, para amadurecer ao sabor de suas próprias contradições. É importante que seus atores, agentes e dirigentes se aproximem mais para pensar de forma estruturada e desapaixonada os caminhos que podem ser virtuosos para que seja mais inclusivo e maduro.

E isso não pode esperar. Como já dizia a letra, quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Nota. Na semana passada, o E-commerce Brasil e a GS&MD – Gouvêa de Souza, assinaram acordo de colaboração mútua que tem, entre outros objetivos, a atuação de forma integrada para desenvolvimento, amadurecimento e profissionalização do setor de comércio eletrônico no Brasil. Como parte desse acordo, as duas empresas estarão atuando mais proximamente em eventos e atividades educacionais no Brasil e no Exterior.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Reta final para o LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Identificar e aproveitar oportunidades pode ser a chave do sucesso

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Identificar e aproveitar oportunidades pode ser a chave do sucesso

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.