Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As eras da saudabilidade

Bruna Pavão de Bruna Pavão
16 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As eras da saudabilidade

Você sabe o que é saudabilidade?

O conceito de saudabilidade pode ser confuso, pois o mercado ainda está amadurecendo e não está totalmente consolidado. De forma geral, saudabilidade refere-se às maneiras pelas quais as pessoas buscam bem-estar no dia a dia, seja na alimentação, no estilo de vida, na atividade física ou em um hobby. Não está necessariamente atrelada apenas à alimentação, mas permeia várias esferas da vida.

A Saudabe identifica que estamos na terceira era da saudabilidade. Abaixo, explicamos em detalhe as diferentes eras que identificamos por meio de estudos e pesquisas.

Primeira Era (anos 2000):

Esta era possui foco na estética e no universo fitness. Foi durante esse período que o termo “fitness” se tornou mais conhecido. O Brasil, sendo o terceiro maior mercado de estética do mundo, viu um impacto significativo na busca pelo emagrecimento.

Segunda Era (2010-2020):

Caracterizada pelo foco em alimentos “free from”, ou seja, produtos sem glúten, sem lactose, entre outros. Durante esse período, muitos consumidores começaram a identificar alergias alimentares e buscar produtos que atendessem a essas necessidades.

Terceira Era (pós-pandemia):

O foco está no bem-estar holístico, com os consumidores cuidando do corpo, mente e alma de forma integrada. Eles buscam entender a origem dos produtos, o processo produtivo e as funcionalidades do que consomem.

Quarta Era (futuro):

Chamamos esta era de “saúde conectada”. É um período em que a tecnologia e a Inteligência Artificial terão um impacto significativo na saúde dos consumidores. Dispositivos como relógios, anéis e pulseiras inteligentes monitoram a atividade física, frequência cardíaca e outras métricas de saúde em tempo real, proporcionando dados valiosos para a gestão da saúde. Plataformas de saúde online estão se expandindo rapidamente, oferecendo uma experiência de saúde completa que inclui consultas com médicos e educadores físicos, tudo integrado pela tecnologia. A Inteligência Artificial está sendo usada para diagnósticos precoces e análise de dados de saúde, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes. Além disso, a impressão 3D está sendo utilizada para a produção de próteses personalizadas e até mesmo determinados alimentos saudáveis, demonstrando o potencial transformador dessa tecnologia.

De forma geral, os consumidores buscam, em média, quatro benefícios nos produtos saudáveis: qualidade de vida, sustentabilidade, funcionalidade e, em menor grau, emagrecimento pela estética. Isso demonstra uma mudança no comportamento do consumidor, com uma maior valorização do bem-estar holístico.

Quanto o mercado de saudabilidade está crescendo?

Através de pesquisas, identificamos que, a nível global, o mercado de alimentos, personal care, wellness e serviços em geral representa 4,4 trilhões de dólares. No Brasil, esse mesmo mercado gira em torno de 80 bilhões de dólares, tornando o País o líder em wellness na América Latina. Quando analisamos especificamente os segmentos de alimentos, bebidas e suplementação, o Brasil se classifica como o quarto maior mercado do mundo, devido à sua robusta produção industrial de alimentos.

Conclusão sobre o mercado

A evolução das eras da saudabilidade demonstra claramente como as necessidades e prioridades dos consumidores têm mudado ao longo do tempo. Desde o foco inicial na estética e no fitness, passando pela preocupação com alergias e restrições alimentares, até o presente interesse pelo bem-estar holístico e a promessa da saúde conectada no futuro, cada era reflete uma transformação significativa na forma como entendemos e buscamos a saúde.

Hoje, a saudabilidade é mais do que uma tendência; é um movimento que abrange diversos aspectos da vida e incorpora avanços tecnológicos para oferecer soluções personalizadas e eficientes. O crescimento do mercado de saudabilidade, tanto globalmente quanto no Brasil, ressalta a importância e o impacto desse conceito em nossa sociedade.

Ao acompanhar essas transformações, empresas e consumidores têm a oportunidade de se adaptar, abraçando uma abordagem mais integrada e consciente em relação à saúde e ao bem-estar. O futuro da saudabilidade promete ser ainda mais dinâmico e inovador, com a tecnologia desempenhando um papel crucial na promoção de uma vida mais saudável e equilibrada.

Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: SaudaBe

Postagem anterior

Em parceria com a L’Oreal, a Shopee lança ferramenta de RA para avaliar a pele dos usuários

Próxima Postagem

Taco Bell fecha contrato com a E-Deploy para melhorar a gestão de seus restaurantes

Bruna Pavão

Bruna Pavão

Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe. Tem passagens por grandes empresas, como Nestlé e Camil.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Taco Bell fecha contrato com a E-Deploy para melhorar a gestão de seus restaurantes

Taco Bell fecha contrato com a E-Deploy para melhorar a gestão de seus restaurantes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.