Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma CHAVE para o novo mundo

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
16 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
atendimento humanizado

O ditado popular “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!” está cada vez mais apropriado para o momento em que vivemos. Logo no início do isolamento social determinado pelos governantes na pandemia de COVID-19, a batalha entre Saúde e Economia nos impôs uma polêmica de difícil posicionamento. Manter o mercado “correndo”, com as portas abertas, e expor a sociedade a um risco de contaminação superior à capacidade de leitos nos hospitais… ou ficar esperando uma melhoria dos níveis de contaminação, com as portas fechadas, e expor a sociedade a uma crise econômica ainda mais aguda que aquela vivida nos últimos anos?

É realmente difícil defender qualquer um dos lados nesse cabo de guerra. Também é difícil encontrar o ponto de equilíbrio e encontrar o ritmo da caminhada, sem correr nem ficar parado. Cada empresa teve que buscar o seu próprio caminho e sua própria velocidade. Pudemos ver a grande maioria das empresas escolhendo o caminho da transformação digital (ou, no mínimo, incorporação de redes sociais para manutenção de contatos com o mercado consumidor) e, nesse tema, a velocidade foi intensa. As empresas estabeleceram processos ágeis para colocar no ar, em poucas semanas, projetos que durariam meses para serem implementados.

Outro ponto de rápida transformação foram os cuidados com a saúde das pessoas. As empresas de atividades essenciais, que mantiveram suas atividades durante todo período de quarentena, rapidamente estabeleceram novos processos e equipamentos de proteção para proporcionar segurança aos clientes e equipes de trabalho.

A união dos dois temas acima começa a nos direcionar para um caminho onde todos precisaremos passar e, de alguma forma, muitos já estão caminhando. Os primeiros passos já estão sendo dados e muitas empresas já estabeleceram novos processos, canais de vendas, competências etc., mas será que as pessoas estão sendo capacitadas para o Novo Mundo? Será que as empresas estão aproveitando esse momento de quarentena para requalificar suas equipes? Independente da transformação digital e dos cuidados com a saúde a cultura da sociedade está em processo de mutação! E a transformação das culturas corporativas? Estão se transformando também!

Será pouco eficaz para as empresas, se investirem em grandes transformações, mas não atuarem intensamente na capacitação do desenvolvimento e qualificação de seus times nesse momento. Um excelente exemplo de investimento em transformação da cultura corporativa, que vem sendo intensamente conduzido, é a Danone. A empresa realizará o Campus Experience Brasil 2020, trata-se de um evento para os seus 4.500 funcionários, onde o objetivo é fomentar o modelo mental (mindset) de inovação e transformação digital. Por causa da pandemia, será online e contará com temas como inovação, colaboração em rede e foco no consumidor. O evento está em linha com a visão corporativa da Danone chamada One Planet One Health (Um Planeta Uma Saúde, em tradução literal), a qual defende que os indivíduos, ao fazerem suas escolhas de consumo, escolhem o mundo que querem viver. O resultado esperado é que os profissionais Danone apliquem essas novas competências em suas rotinas de trabalho.

Como podemos ver, as transformações do mundo virão e, como a Danone, as empresas serão obrigadas a requalificar suas culturas corporativas para que as transformações estruturais tenham resultados positivos na sustentabilidade das empresas. Será importante usar a C.H.A.V.E. para abrir as portas da empresa para o Novo Mundo. Enquanto o Mundo ainda está em processo de transformação, use os cinco pontos da C.H.A.V.E. para requalificar suas equipe e não ficar parado, enquanto ainda não podemos correr:

CUIDADOS COM AS PESSOAS
HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
ATITUDE 24×7
VISÃO AMPLIADA EM 360°
ESTRATÉGIAS DE CURTO PRAZO

Cuidados com as pessoas: a sociedade valorizará quem se preocupa com a saúde das pessoas.

Humanização do Atendimento: mesmo que haja forte transformação digital nas empresas, a sociedade continuará valorizando a conexão emocional entre seres humanos.

Atitude 24×7: estar conectado o tempo todo na transformação da cultura da sociedade e disponível para o cliente sempre que ele precisar, sabendo desaprender para reaprender.

Visão ampliada 360º: compreender as demandas da sociedade e ter um propósito de atuação que contribua com resultados positivos para ela.

Estratégias de Curto prazo: reduzir os prazos de revisão dos planos estratégicos para ajustar às demandas emergentes (que serão cada vez mais intensas).

* Imagem reprodução

Postagem anterior

99 expande serviço de entrega para mais cidades brasileiras

Próxima Postagem

Brasil inteiro já conta com a iniciativa do Banco Carrefour para pequenos empreendimentos

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
carrefour

Brasil inteiro já conta com a iniciativa do Banco Carrefour para pequenos empreendimentos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.