Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Existe um limite para a taxa de royalties de uma franquia?

Redação de Redação
16 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Lyana Bittencourt*

No sistema de franquias deve prevalecer sempre a relação ganha-ganha. O franqueado deve se rentabilizar com o negócio em que ele aplicou capital e a franqueadora deve ser remunerada pela prestação de serviços que oferece aos franqueados da rede quanto à transferência de know-how e pelo uso da marca.


 Leia também:

– Credenciamento no LATAM Retail Show garante benefícios exclusivos

– Líder de sistemas de operação confirma presença em LATAM Retail Show


A definição do valor ou percentual dos royalties que serão cobrados dos franqueados devem ser frutos de um estudo técnico financeiro em que se avalia o impacto desse percentual na planilha de resultados do franqueado.

A elaboração do Demonstrativo de Resultados leva em consideração várias informações. Por exemplo, as informações de um negócio de varejo vão compor a seguinte equação:

Faturamento – Custos da Mercadoria Vendida – Impostos = Resultado Operacional – Custos Fixos e Variáveis – Taxas do Sistema (royalties e taxa de publicidade) – Pró-Labore = Lucro Líquido.  

Esse resultado da última linha é que vai determinar se os royalties que se pretende cobrar são coerentes ou não. Determinará também o limite para que a equação seja atrativa para os franqueados ao longo do tempo e remunere a franqueadora de maneira justa pelos serviços prestados.

Franqueadores iniciantes, muitas vezes, cometem o erro de determinar os royalties a partir do que pretendem ganhar com a transferência de know-how, sem realizar um estudo financeiro detalhado e criterioso sobre o impacto dessa taxa na equação demonstrada acima.

Outro aspecto importante para ser avaliado é quanto representa o valor dos royalties cobrados do resultado líquido do franqueado. Tal análise vai determinar o quanto esse negócio é atrativo para que o empreendedor decida pelo investimento no negócio.

Do ponto de vista do franqueador, um ponto que deve ser avaliado é se os royalties que serão arrecadados serão suficientes, ao longo do tempo, para remunerar a empresa pelos serviços que serão realizados para a rede. E aqui entra outro fator que impacta essa equação: o plano de expansão. Quantas unidades precisam ser implementadas para que a remuneração da franqueadora seja satisfatória? O DRE deve ser realizado atrelado ao plano de expansão.

Resumindo, o limite do valor dos royalties faz parte de um estudo sério feito pela empresa franqueadora. Não passar por esse processo é vender problemas e correr riscos de conflitos, em curto espaço de tempo, com repercussão negativa na imagem da marca.

*Lyana Bittencourt (lyana@bcef.com.br) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

Postagem anterior

Portal Revista Exame: "Para onde os millenials forem, o mercado vai atrás"

Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "Tendências no setor de materiais de construção"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "Tendências no setor de materiais de construção"

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.