Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da NR-1 para as mulheres no mundo corporativo

Sandra Takata de Sandra Takata
16 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com dados recentes do Ministério da Previdência, 64% dos afastamentos por transtornos mentais foram solicitados por mulheres. Isso reflete o peso da responsabilidade dos cuidados que, culturalmente, carregamos, nos sobrecarregando emocionalmente e abrindo espaço para quadros de ansiedade, depressão e síndrome de burnout.

Um dos fatores por trás disso é que mulheres relatam precisar mostrar muito mais resultados no mundo corporativo, enfrentando desafios distintos para o desenvolvimento profissional. Temos menos acesso aos desafios estratégicos e, para promover inovações dentro das corporações, precisamos redobrar nossos argumentos. Essa luta constante é exaustiva, mas nossa força demonstra nosso potencial.

Nesse contexto, acredito no impacto positivo da NR-1 (diretriz do Ministério do Trabalho que estabelece regras gerais sobre segurança e saúde no trabalho, incluindo riscos psicossociais) de transformar empresas, especialmente ao considerar políticas voltadas para as mulheres. Apesar disso, há obstáculos: enfrentamos tanto aproveitadores, que vendem certificados falsos por R$ 29,90 nas redes sociais, quanto visões preconceituosas, que enxergam a norma como motivo para preferir a contratação de homens.

No entanto, é importante destacar que a diversidade traz benefícios aos negócios. Um estudo da Deloitte, “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023“, comprova isso:

  • 96% das empresas afirmam que iniciativas de DE&I promovem um ambiente mais acolhedor.
  • 95% destacam melhorias na qualidade da força de trabalho.
  • 94% reconhecem a geração de valor por meio dessas práticas.

Para o varejo, que já enfrenta desafios na contratação de pessoas devido à concorrência com profissões como motoristas de aplicativos e criadores de conteúdo digital, engajar os colaboradores atuais e fortalecer sua reputação junto às comunidades nunca foi tão urgente. Empresas sérias podem promover mudanças criativas e ousadas, transformando não apenas o ambiente corporativo, mas também sua comunidade.

A NR-1 ganha ainda mais relevância quando consideramos que a maior parte da força de trabalho no varejo é composta por mulheres, reforçando sua importância para elevar o patamar das empresas por meio da capacitação.

Além disso, a preparação de líderes será essencial nesta fase, considerando que a falta de apoio da liderança é um risco psicossocial contemplado pela NR-1. Em vez de enxergar a norma como um impedimento, podemos pensar de forma inovadora, realizando conversas inteligentes e maduras com as equipes, ouvindo ativamente e analisando os problemas internos de maneira adulta.

Será que seus líderes estão realmente preparados? Ou será necessário capacitá-los, especialmente para gerir pessoas e entregar resultados?

Reconheço que, para os empresários, cumprir tantas regras em um momento de desafios econômicos é desafiador. Mas, trabalhando juntos, podemos construir corporações saudáveis e sustentáveis. E, você? Vai promover mudanças ou prefere comprar o certificado de R$ 29,90?

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Postagem anterior

Peça Rara Brechó completa 18 anos e mira 300 lojas em 5 anos

Próxima Postagem

Speedo projeta R$ 500 milhões até 2030 com entrada em redes de academias

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Speedo

Speedo projeta R$ 500 milhões até 2030 com entrada em redes de academias

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile