Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

Pautas que ganham mais visibilidade a cada dia e por que você não pode ficar de fora dessa

Roberta Andrade de Roberta Andrade
16 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

Vem crescendo no varejo o número de empresas que já nascem com as causas de diversidade e equidade como parte do seu propósito e DNA. Elas são fáceis de identificar, pois tal posicionamento está desde o desenvolvimento de seus produtos e serviços, até a entrega, comunicação, posicionamento e relacionamento com o cliente.

Seus processos de governança são claros e abertos. Elas divulgam seus dados com orgulho, o que atrai também a atenção de investidores.

Mas se a sua empresa não nasceu com esse propósito inicial, não significa que você não pode ou deve promover ações que refaçam os trilhos que foram definidos lá atrás. Afinal, o mundo, o mercado e o seu cliente mudaram. E a sua empresa talvez precise mudar também.

Qual o benefício ao promover maior diversidade dentro das empresas de varejo e consumo?

Diversidade é uma das principais pautas de âmbito social que compõem as agendas das empresas que adotam as políticas de ESG (que trata de questões ambientais e sociais sob os princípios da governança). O movimento cresce de forma exponencial, independente do tamanho da empresa.

Faz parte de promover a diversidade e equidade, formar times culturalmente diversos, com as mesmas condições de trabalho e a mesma tratativa profissional, permeando todos os níveis hierárquicos da empresa, seja ele em nível operacional, tático ou estratégico.

Como as empresas que atuam sob a pauta ESG enfrentam menos problemas jurídicos, seja por questões ambientais ou trabalhistas, além de estarem menos suscetíveis a fraudes, elas vêm atraindo mais atenção de investidores. Estudo realizado pela EY aponta que 99% dos investidores tomam decisões de investimento de acordo com as ações ESG que são divulgadas pelas empresas.

Ações como essas deixam a empresa mais atrativa e impactam diretamente na decisão de compra do consumidor. O consumo das famílias é a principal referência do volume que o varejo como um todo movimenta no País. Isso representa um impacto de cerca de 50% no PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos anualmente). Sendo assim, o mercado de varejo e consumo no Brasil oferece excelentes oportunidades.

O que fazer para se engajar mais com diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo?

Um movimento que muitos estão adotando para se aproximar, conhecer e contribuir mais ativamente com o tema é formar grupos com o objetivo de criar redes de apoio a empreendedoras. Ao contar com uma rede de apoio, elas aumentam as chances de conseguir fazer com que os negócios prosperem.

Essa é uma excelente forma de apoiar essa causa e conhecê-la um pouco melhor, implementando-a com mais propriedade no seu negócio.

Matéria publicada na Forbes alerta que a inclusão de mais empreendedoras pode aumentar o PIB global em US$ 5 trilhões. A publicação traz dados de uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) em 100 países e mostra que empresas fundadas por mulheres têm menos chances de se manterem ativas por falta de capital humano, social e financeiro. Ou seja, elas encontram dificuldades em contar com as redes de apoio já existentes, que abraçam com maior receptividade empreendedores do sexo masculino.

Boas redes de apoio contam com 3 princípios básicos:

  • recursos e orientações para alcance dos objetivos;
  • empreendedores que, juntos, tragam diversidade cultural;
  • treinamento formal e interações informais entre as pessoas.

O que você está fazendo hoje para garantir a relevância e saúde financeira da sua empresa em um futuro próximo?

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
Imagem: Shuttersrtock

Postagem anterior

Reputação x finanças: o quanto vale a reputação de uma empresa?

Próxima Postagem

Antecipação da Páscoa e qualidade no centro das operações marcam feriado da Ferrero

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Ferrero

Antecipação da Páscoa e qualidade no centro das operações marcam feriado da Ferrero

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.