Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Se você pensa que gestão é água…

Redação de Redação
16 de fevereiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos

Ao longo dos últimos dias, o país foi tomado por um dos eventos mais representativos de nosso calendário: o carnaval.

Escolas de samba, blocos carnavalescos, festas temáticas e bailes de carnaval em clubes e associações tornam-se cada vez mais plurais atraindo a todo tipo de público, não importando raça, cor, credo ou orientação sexual.

Mas, não é só de folia que o carnaval é feito.

Se pararmos para pensar, vamos perceber que este é um evento que tem total conexão com um dos principais aspectos para a conquista de resultados nas empresas: a gestão.

Muita gente não sabe, mas pouco tempo depois do término de um desfile, as escolas de samba, por exemplo, já começam o seu processo de preparação para o próximo desfile.

Tudo começa com a ideia do que se quer levar para a avenida no ano seguinte, ou seja, é quando se constrói o propósito.

A partir deste ponto, tem início uma das etapas mais importantes para o sucesso da escola: o planejamento.

Dele nasce o samba enredo, que vai permear todo o trabalho que virá pela frente.

O samba enredo é o coração do projeto. É ele quem dá o tom e, muitas vezes, o ritmo para a criação de adereços, alegorias e fantasias e que engaja milhares de componentes a torná-las reais.

Durante toda a fase de execução, cada detalhe é acompanhado de perto pela liderança, que por meio de objetivos estratégicos, comunicados de forma extremamente clara, conecta a todos, e faz com que o propósito gere engajamento e ganhe valor dentro do barracão.

Com tudo pronto, eis que chega o momento da entrega ao cliente, neste caso o público, cada vez mais exigente, que lota o local do desfile, mas que também acompanha por meio de diversos veículos de comunicação, minuto a minuto, o que a escola está entregando.

Durante o tempo cronometrado da entrega ao cliente, mais uma vez cada detalhe é levado em consideração.

Aspectos como a qualidade da execução de adereços, alegorias e fantasias, a evolução da escola na avenida, dentre tantos outros pontos, são analisados minuciosamente, mas nenhum deles tem maior representatividade para o resultado da escola que a bateria.

Para toda e qualquer escola de samba que se apresenta, a bateria é uma das maiores demonstrações de liderança e trabalho em equipe.

A bateria é quem dá o tom para que a entrega de cada componente atinja seu maior objetivo, o de encantar a cada cliente.

Agora, imagine um Mestre de Bateria que lidera sem um real compromisso com seus ritmistas, ou que não dá a todo componente de seu time a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar habilidades em cada compasso, em cada batida.

Naturalmente, um Mestre de Bateria que age assim, que não nota que suas ações e suas palavras dão ritmo à credibilidade e ao alinhamento de propósitos de todos, que privilegia um ou outro instrumento dentre todos, ou mesmo que lidera à distância, sem envolvimento constante e direto com cada ritmista, acaba por gerar o inevitável e leva a escola a atravessar o samba.

Este fato, altamente indesejado, acaba por afetar a cada componente, mas principalmente o público, que por perceber de imediato que a escola perdeu o ritmo, e desafinou, naturalmente se desencanta.

Pense nisso!

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Meu Móvel de Madeira adquire a fabricante de móveis de design Oppa

Próxima Postagem

Preços no e-commerce abrem 2018 em queda

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Preços no e-commerce abrem 2018 em queda

Preços no e-commerce abrem 2018 em queda

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.