Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quem chega mais rápido, vende mais

Roberto Wajnsztok de Roberto Wajnsztok
16 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Loggi e Melhor Envio firmam parceria para otimizar entrega de encomendas para e-commerce

Em mais de 30 anos de e-commerce brasileiro, já tivemos cenários de transporte e entrega bem distintos. Existiu o período em que não importava quando chegaria o seu pedido feito pela internet desde que fosse com frete grátis; existiu um período em que podíamos até não nos incomodar em pagar, mas seria absurdo o pedido levar muitos dias para chegar em nossas mãos. Pegar na loja e evitar o custo do frete se apresentou como uma alternativa, mas não pegou tão forte, seja por desafios operacionais e tecnológicos dos varejistas seja por desinteresse do consumidor, não disposto a tal esforço. O fato é que a relação custo-prazo de recebimento de um pedido sempre esteve no cerne do processo decisório de uma compra online. Mas algo mudou no período da pandemia, e entender isso pode fazer muita diferença para o seu negocio.

Antes de 2020, a rapidez na entrega era vista como um diferencial de um e-commerce frente a outro ou como um serviço agregado, tanto que se chamava “expresso” para demonstrar que você estava pagando por algo especial, fora do ritmo normal.

Depois da pandemia, a relação custo-prazo para recebimento do pedido mudou o foco e começou a gerar perguntas: seria melhor comprar na loja física ou na loja online, já que o prazo de entrega se tornou um fator amplamente conhecido e aumentou em muito a sua excelência em alguns players (na maioria, os marketplaces). O consumidor começou, então, a questionar “por que ir à loja?, “se eu pedir pela internet, chega hoje…”, “por que não comprar online e evitar todo transtorno e custo de ir a uma loja?”, “já que estou com o celular na mão, vou fazer logo o pedido, nem preciso sair daqui do sofá….”, e daí vai…

O Mercado Livre, por exemplo, anuncia que cerca de 70% dos pedidos do Mercado Envios, a sua área especializada em entregas, são realizados no mesmo dia. Esse pode ser um dos grandes fatores do forte crescimento deles nos últimos anos. Estão fazendo o que o consumidor deseja e, com isso, convencendo-o a trocar a compra presencial pela online.

Posso, sem sombra de dúvida, afirmar que o maior concorrente da loja física é a rápida entrega da loja online, não pela comodidade, sortimento, preço, mas porque o aglutinar do prazo (cada ver mais rápido!) aproxima cada vez mais a experiência que o consumidor teria numa compra presencial.

Se eu vou a uma loja agora é porque eu quero o produto agora. Se eu compro online, terei o produto, muitas vezes, nas próximas horas, ou seja, experiência próxima. Logicamente, essa influência é maior ou menor dependendo da categoria de produto, região e perfil de consumidor, mas não tem como negar, no varejo brasileiro, que quem chegar mais rápido ao consumidor, mais venderá.

Você acha que a Uber destruiu o mercado dos táxis só porque tinha um aplicativo? Não. Foi porque, diferente do táxi, a Uber vai ao encontro do consumidor e, por isso, chega na frente. Então… corra!

Roberto Wajnsztok é sócio-diretor da Gouvêa Consulting
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Eggies aposta no mercado de franquias para expandir a marca

Próxima Postagem

Entre os brasileiros com acesso à internet, 85% já fizeram compras online

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok de Oliveira está no mercado digital desde 2000, sendo por 14 anos diretor de E-commerce de grandes varejistas. Nos últimos anos como consultor de negócios com foco no mercado digital em mais de 120 empresas. Foi sócio-fundador de startups como Liveon e Nerd3, ambas vendidas a grandes grupos empresariais, e atua como conselheiro em grandes empresas de tecnologia.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Entre os brasileiros com acesso à internet, 85% já fizeram compras online

Entre os brasileiros com acesso à internet, 85% já fizeram compras online

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.