Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Disrupção: você está preparado para fazer uma ruptura nos seus negócios?

Redação de Redação
15 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inovação, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

O fenômeno Uber tem popularizado a palavra “disruption”, termo inglês cunhado pelo professor de Harvard Clayton Christensen, no seu livro “O Dilema da Inovação”, onde criou a teoria da “Inovação Disruptiva”. A palavra no dicionário significa: ruptura, rompimento, fratura.

Não confundam inovação com ruptura. Disruptores são inovadores, mas nem todos os inovadores são disruptores. Essa palavra sintetiza as mudanças bruscas que estão ocorrendo no mundo dos negócios, na forma como consumimos produtos e serviços e que estão na origem do sucesso de empresas como Netflix, Google, Airbnb e o próprio Uber, que oferecem produtos acessíveis e criam um novo mercado de consumidores, desestabilizando as empresas que eram líderes no setor. Também deslocam um mercado, uma indústria, ou a tecnologia existente e produz algo novo e mais eficiente e de valor. É, ao mesmo, tempo destrutiva e criativa.

Claro, não é nada fácil construir um novo mercado, ter uma ideia que ainda ninguém teve ou pensar de forma diferente. Mas o momento econômico/político em que vivemos tem transformado a vida dos empresários brasileiros numa verdadeira montanha russa, onde a cada dia tudo muda, colocando em risco os planejamentos, as metas, os andamentos de projetos e os budgets, na maioria dos mercados, cada vez mais difíceis de alcançar.

Mas, provando que o executivo brasileiro é o mais preparado do mundo para ambientes de mudanças, fruto do passado repleto de planos econômicos, inflação e os altos e baixos da economia deste país, chegou mais uma vez a hora de colocar este talento à prova.

Como reverter a baixa nas vendas? Como não deixar seu negócio em risco? Como vender de forma diferente? É certamente um momento de reflexão. De buscar inspiração, benchmarks, de repensar, de exercitar a mente, de olhar fora da caixa, de fazer brainstorms, de dedicar tempo para conhecer coisas novas, enfim abrir a mente para enxergar o seu mercado de forma diferente ou pensar em novos mercados.

Não dá para esperar a crise passar, sob o risco da sua empresa não conseguir sobreviver até lá. Para aqueles que conseguem ter a cabeça no lugar, é hora de olhar o lado do copo cheio. É em momentos como estes que despontam os disruptores. O ambiente se torna propício. Como um instinto de sobrevivência, as pessoas e as empresas podem e devem buscar novos produtos, novos mercados ou novos nichos. E isto pode fazer seu negócio manter o folego, e a longevidade do negócio.

Agora, para quem insiste em olhar apenas para o lado do copo vazio, não fazendo nada, apenas se lamentando, vivendo do passado, só nos resta desejar boa sorte!

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

Nunca devia ter abandonado a faculdade, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

Próxima Postagem

Por que algumas indústrias não querem mais participar do jogo do varejo?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Inovação

Riot Games e Globant firmam parceria para expandir experiências em e-sports

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Por que algumas indústrias não querem mais participar do jogo do varejo?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile