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Home Artigos

Quais são os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo?

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
15 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Quais são os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo?

Nós mudamos. E o relacionamento das marcas com o cliente também. Então, cabe a pergunta: no pós-pandemia, as estratégias de precificação do varejo estão alinhadas e preparadas para encarar o “novo” consumidor?

Cada vez mais, o cliente é R E I: rápido, exigente e, muito mais, informado. O avanço do acesso à internet e aos smartphones, as novas tecnologias e a digitalização forçada causada pela pandemia possibilitaram que os usuários pudessem conhecer novas marcas, comparar preços com mais facilidade e ter mais acesso a produtos e serviços até mesmo sem sair de casa.

Tudo isso fez com que o poder de decisão se concentrasse ainda mais, literalmente, nas mãos dos consumidores. Sendo assim, munidos de conhecimento e inúmeras opções, eles exigem mais qualidade, atendimento mais personalizado, pouca burocracia, agilidade e, é claro, almejam preços competitivos.

Dessa maneira, esse cenário exige um perfeito equilíbrio nos preços estabelecidos pelos varejistas e o monitoramento de preços tornou-se uma das estratégias mais importantes do varejo. Atualmente, há diversas formas de monitorar preços, tais como pesquisas manuais, com coleta de preços através de dispositivos eletrônicos ou até mesmo papel e caneta, feita por funcionários capacitados de uma equipe interna ou terceirizada; pesquisas eletrônicas com coletor de dados, aparelho focado em coletar eletronicamente os preços dos produtos escaneando o código de barras e interpretando dados; sistemas de inteligência de preço – pesquisa realizada por software de alta inteligência capaz de customizar os dados para cada negócio e fazer filtros automaticamente por categorias, praças, produtos, entre outros.

Independente da ferramenta que será utilizada, veja abaixo os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo:

1 –  Melhor posicionamento de mercado

A percepção sobre os concorrentes ajuda as marcas a se posicionarem mercadologicamente de  maneira mais eficiente e estratégica. É possível criar ofertas mais assertivas e ter mais diferenciais competitivos.

2 – Melhorar as negociações com fornecedores e aumentar a margem

Monitorar a concorrência é fundamental para tomar ações rápidas no que tange ao aumento de margem, principalmente com o uso de dados atualizados e precisos que são munição para argumentar e confrontar fornecedores que fazem ofertas mais atrativas aos concorrentes.

Com um melhor poder de barganha com os fornecedores e melhores condições de compra e venda, a margem é otimizada, aplicando preços mais justos e competitivos.

3 – Antecipação de estratégias e decisões mais assertivas

O monitoramento de preços é eficiente quando o objetivo é antecipar a estratégia da concorrência, prevendo as suas ações com base em um histórico de dados.

O varejista terá uma percepção melhor do comportamento da precificação do mercado e poderá tomar decisões muito mais assertivas e, principalmente, aumentar vendas e garantir uma melhor margem de lucro.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.

Imagem: Shutterstock

 

 

 

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Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

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