Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Novos formatos: a loja multifuncional

Redação de Redação
15 de junho de 2014
no Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Um fenômeno cada vez mais visto em lojas físicas, reflexo de uma busca por diferenciação e impulsionado pelo crescimento do e-commerce, os modelos multifuncionais ganham adeptos nos mais diferentes segmentos. Como é o caso da Aro 27. Fábio Simore, empreendedor por trás do bike café, contou um pouco da sua experiência na última edição do Redesign e também para a Revista Mercado & Consumo.

Depois de uma temporada na Europa, Fábio Samori teve a ideia de incentivar o ciclismo urbano, como meio de transporte. Ciclista desde 2001, duas coisas o incomodavam sempre que pensava em deixar o carro na garagem e usar a sua bicicleta para ir ao trabalho: um local seguro que pudesse deixar a bike estacionada, e chegar ao destino e precisar tomar um “banho de pia”, já que geralmente não há vestiários com duchas disponíveis nos locais de trabalho.

Assim, o conceito de Bike Café do Aro 27 começou a tomar forma. Mas outros ingredientes entraram na história. O park’n’shower, um serviço inteligente, feito sob medida, que oferece um estacionamento segurado e monitorado, com capacidade de 40 vagas para bicicletas de todos os tipos, e, ao lado do estacionamento, dois vestiários (um masculino e outro feminino) abastecidos com toalhas limpas e macias, duchas aquecidas pela luz solar e, secundariamente, energia à gás ou elétrica – e sabonete cremoso individual. Para complementar, armários, secadores e chapinha também são disponibilizados aos usuários.

“O primeiro banho é grátis, um test drive para que o cliente possa conhecer nosso serviço. Depois, oferecemos pacotes de 5, 10 ou 22 vezes por mês, com planos que variam de mensal a anual”, explica Fábio. O cliente passa a ganhar vantagens, como reparos na bike, ao aderir aos planos maiores. Já são 30 associados por mês, que ele faz questão de tratar a todos com tom de amizade. Mas o que traz maior rendimento para a Aro 27 é o café.“Do meio dia às três da tarde o movimento é intenso aqui, de segunda a sexta”, conta o empresário.

Aos domingos, o foco é a oficina, o outro serviço oferecido pela Aro 27. “85 a 95% da clientela vem em busca de serviços e acessórios”, revela Samori, que já planeja a expansão da marca. O primeiro passo é o lançamento do e-commerce, que já está em fase de implementação e deve começar a operar em Julho, quando a Aro 27 completa um ano. “Pretendemos expandir o conceito de ciclismo urbano para outras regiões, como o Norte e o Nordeste”, destaca Samori. Em seguida, a ideia é replicar o negócio por meio de franquias.

“Já fui um franqueado e sei das necessidades e desejos que o empreendedor tem, que na minha época, não foram supridos pela franqueadora. Acredito que a Aro 27 tem potencialidade para ser replicada em outros pontos”, avalia o empresário, que acredita em um relacionamento de parceria, de “crescer junto” com o franqueado para que o negócio prospere. Para ele, não adianta criar um negócio que não agregue valor. “Precisa gerar um interesse e precisa buscar alguma coisa que nos dê prazer, por que você gasta uma quantidade enorme de tempo e energia no início, para empreender, e precisa ter alinhamento pessoal com esses ideais”, ensina. Ao que tudo indica, ele está no caminho certo.

Do investimento inicial de R$ 300 mil para montar a loja, que contou com um sócio-investidor, em menos de nove meses ele quitou a dívida e assumiu novamente o negócio, que tem faturamento mensal de R$ 50 mil e mantém uma equipe de oito pessoas – quase todos ciclistas.

Fonte: Revista Mercado & Consumo.

Postagem anterior

Redesign 2014: resgatando a identidade nacional

Próxima Postagem

Os aeroportos como opção para a expansão do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Os aeroportos como opção para a expansão do varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile