Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

Entenda por que capacitar o seu time é crucial para garantir eficiência e bons resultados com automatizações operacionais

Roberta Andrade de Roberta Andrade
15 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre transformação digital no varejo. Ferramentas de automação, Inteligência Artificial, gestão baseada em dados e integração entre canais são cada vez mais comuns nos planos estratégicos das empresas. Porém, há um elo que muitas vezes é negligenciado — e que pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso dessas iniciativas: o desenvolvimento das pessoas que colocam essas estratégias em prática todos os dias.

Quando falamos de times táticos e operacionais — aqueles que estão na linha de frente, nos estoques, no atendimento, nas vendas — estamos falando dos verdadeiros executores da transformação no varejo. São eles que precisam entender o novo modelo, adotar novas ferramentas, mudar comportamentos e sustentar os resultados esperados. E, para isso, um mindset mais digital e orientado a resultados precisa ser construído com intencionalidade.

Digitalizar a estratégia não basta — é preciso digitalizar a mentalidade

A tecnologia avança, mas quem garante que ela será bem utilizada? Quem assegura que as informações capturadas por um CRM serão transformadas em ações personalizadas? Que os dados de uma plataforma integrada vão embasar decisões na ponta? Que um novo processo de atendimento omnichannel será vivido com fluidez pelo cliente?

A resposta está na preparação dos times, especialmente em relação a conhecimento dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, domínio das ferramentas digitais, desenvolvimento da capacidade analítica e tomada de decisão baseada em dados, melhor gestão do tempo e definição de prioridade, além de adotar uma forma de pensar mais aberta a abraçar mudanças de forma ágil.

A Renner, brasileira do varejo de moda, adotou uma abordagem integrada para digitalizar não apenas a jornada do cliente, mas a jornada dos seus colaboradores operacionais. Com a implantação de tecnologias como RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência) para controle de estoque e o app de vendas “Você na Loja”, a empresa percebeu que a aderência das equipes seria decisiva para o sucesso do projeto.

As ações de desenvolvimento adotadas pela Renner para seus times operacionais incluíram capacitação sobre o ciclo de vida dos produtos, conectando a área de estoque com a experiência de compra; treinamentos práticos para uso de novas ferramentas de reposição e atendimento mobile; sprints de melhoria contínua, com escuta ativa dos colaboradores e ajustes rápidos; e acompanhamento de KPIs simples, como tempo de reposição e taxa de conversão assistida.

Como resultado, os colaboradores passaram a executar suas atividades operacionais com maior agilidade, a empresa conseguiu diminuir índices de ruptura em 87%, tiveram aumento dos índices de médios de vendas por atendentes e, consequentemente, um time mais engajado para entregar valor ao cliente por meio de diferentes canais. Isso demonstra que a tecnologia só gera impacto real quando encontra equipes preparadas e empoderadas.

O digital só entrega valor com pessoas preparadas

Tecnologia e processos estruturados são importantes, mas são as pessoas que fazem a diferença no dia a dia da operação de varejo. Investir em desenvolvimento humano não é apenas uma ação de RH. É uma decisão estratégica para sustentar a transformação digital e alcançar o tão desejado aumento de produtividade.

Se a sua empresa está em jornada de digitalização ou implantando novos modelos comerciais, vale a pena se perguntar: meus times estão preparados para essa nova realidade? O sucesso da transformação começa por aí.

Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da Friedman e da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

Próxima Postagem

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.