Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mulheres lideram ações de impacto social no Brasil e ensinam sobre o legado das organizações

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
15 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Pense em ESG ou ações corporativas de impacto social e você provavelmente vai – ou deveria – pensar em mulheres líderes que sustentam e conduzem essas causas em diferentes organizações. De acordo com o Credit Suisse, a proporção de mulheres em cargos de liderança na área de sustentabilidade é mais do que o dobro das posições de gestão de maneira geral.

Na Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade, 68% das pessoas associadas são mulheres. Os dados estão no ebook “Essas Mulheres Sustentáveis”, uma publicação independente, organizada por Velma Gregório e que traz textos de profissionais do mercado e da academia sobre temas de sustentabilidade.

Já a pesquisa Agenda ESG, substantivo feminino, realizada na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2021, mostrou não apenas o protagonismo das mulheres na área, mas também o resultado disso. O levantamento traz dados quantitativos e qualitativos de 98 empresas brasileiras de capital aberto e aponta que as organizações com maior diversidade de gênero em cargos de alta liderança são justamente as que apresentam melhores resultados em ações de ESG.

A pesquisa também trouxe o que as mulheres da alta liderança identificaram em si como qualidades que as ajudam nessa atuação. Entre elas estão liderança democrática e aberta ao diálogo; alto nível de exigência; resiliência e capacidade de ser flexível e mudar o modelo mental. O estudo mostra que muitas delas se colocam no papel de fazer avançar a agenda da diversidade nas organizações onde atuam, justamente porque reconhecem que a posição que ocupam não está conquistada para mulheres em geral.

Um dos exemplos mais emblemáticos de mulheres líderes à frente de ações de impacto social nas empresas é Alexandra Palt, que além de vice-presidente executiva da L’Oréal, também é responsável pela área de responsabilidade corporativa da empresa. Entre as diversas ações lideradas por ela, está o programa “Por Mulheres na Ciência”, desenvolvido em parceria com a Unesco, e que apoia centenas de pesquisadoras em um período crucial de suas carreiras: durante suas teses ou estudos de pós-doutorado.

Também temos muitos exemplos de marcas brasileiras com líderes mulheres que dão lições sobre legado social e ambiental. É o caso da NUU Alimentos, fundada e presidida por Rafaela Gontijo. A empresa, do setor de congelados, está em uma jornada regenerativa para trazer impacto social para o cerrado mineiro e assumiu a responsabilidade de ter uma produção sustentável. Na empresa, 85% do time é composto por mulheres. Além disso, os fornecedores são locais, a produção tem compensação de carbono e a empresa faz um trabalho de compensação de embalagens.

Considerada “Heroína do ano” pela Abstartups e homenageada como empreendedora do ano pela EY, Dani Junco, CEO da B2Mamy, é outra importante liderança feminina à frente de um negócio de impacto social no Brasil. A B2Mamy é uma socialtech que conecta mães e mulheres em um hub, tornando-as líderes e livres economicamente. A comunidade dá às mulheres acesso a soluções e benefícios que facilitam, acolhem e impulsionam sua jornada. 

A verdade é que exemplos do protagonismo feminino em ações corporativas de impacto social não faltam. Seja por uma questão de identificação e reparação, o que leva muitas a se dedicarem a causas de apoio a outras mulheres, por exemplo, seja por conta de características associadas à consciência coletiva e democrática, à colaboração e à sensibilidade, ou por qualquer outro motivo. O fato é que elas se destacam na liderança dessas ações, movimentam o tema no Brasil e fazem história, ensinando sobre o legado das organizações.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores da Editora MOL e empreendedores sociais integrantes da rede da Fundação Schwab.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Dia do Consumidor: 10 dicas para oferecer a melhor experiência no varejo

Próxima Postagem

Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.