Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Aprender, evoluir e humanizar: desafios da maior revolução computacional das últimas décadas

Nenhum negócio sobrevive sem tecnologia – e isto significa ter uma cultura que valorize as pessoas e os aprendizados, sem a qual é impossível ter sucesso sustentável

M&C Media Labs de M&C Media Labs
15 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Aprender, evoluir e humanizar: desafios da maior revolução computacional das últimas décadas

Houve um tempo em que a digitalização parecia distante do entendimento das emoções humanas, como se pertencessem a universos diferentes. Hoje, porém, sabemos que tecnologia e humanos não apenas coexistem – elas se completam. A lógica fria dos dados e sistemas encontra propósito ao se conectar com os desejos e anseios profundos das pessoas, sejam clientes ou colaboradores. Juntos, esses elementos formam uma harmonia, em que o racional e o emocional se entrelaçam para impulsionar organizações e transformar experiências.

Já há alguns anos, a dinâmica da NRF Big Show, o maior evento de varejo mundial, que acontece em Nova York, enfatiza tecnologia, multicanalidade e Inteligência Artificial. Em 2025 não foi diferente, mas fico particularmente feliz que a dinâmica do evento tenha mudado a cada ano. A ênfase na aplicabilidade das tecnologias e o aprofundamento técnico e humano do que é necessário ter para estar operando em IA está mais aterrizado em algumas das palestras e nas conversas com os principais protagonistas desses temas.

Na questão da aplicabilidade, há uma riqueza enorme de exemplos: desde o planejamento de estoques, passando pela gestão da logística e por toda a cadeia de serviços, até a ultrapersonalização de ofertas e momentos.

Em relação aos aspectos técnicos, a ênfase em agentes de IA, transformers, GPUs, computação massivamente paralela e muitos outros elementos que diferenciam esta nova geração da Inteligência Artificial, que, de forma cumulativa, adquire capacidade generativa, da anterior.

Quero enfatizar, porém, um terceiro pilar: o papel da cultura e das pessoas na orquestração dessa revolução de novas possibilidades. É ela que causa o fracasso ou o sucesso de qualquer negócio. Uma cultura forte é o diferencial estratégico que permite não apenas adotar novas tecnologias, mas também transformá-las em um verdadeiro motor de inovação e crescimento.

Na Cielo, por exemplo, incentivamos os times a participarem ativamente de uma jornada de transformação, testando novas ideias e iniciativas, por meio dos chamados “escritórios de transformação”. Essa abordagem cria uma cultura de identificação de erros, melhoria de processos e busca pela excelência em tudo o que fazemos, refletindo a visão de que a transformação não é um exercício estático, mas um processo contínuo de inovação.

 Até nosso último dia, teremos uma nova história para contar e entraremos em contato com algo que não sabíamos. Essa cultura em que um ajuste de rota é permitido e valorizado como parte do processo é essencial para que se adaptem às mudanças e aproveitem o potencial das novas tecnologias.

Como disse Brian Cornell, o CEO da Target, uma das principais varejistas do mercado americano: “é fundamental criar um ambiente em que os colaboradores sintam que são importantes.” Jamais poderia discordar disso. Já para Michael Bush, CEO do Great Place to Work, a cultura é o que impulsiona o crescimento nos bons momentos – e segura as pontas nas horas difíceis. “O cuidado com as pessoas e o senso de que todos contribuem para o resultado da empresa fazem toda a diferença nas melhores empresas para trabalhar”, disse ele.

Uma empresa que dá à sua equipe a oportunidade de viver novidades todos os dias ganha um aspecto lúdico, se torna mais interessante e ganha vida. Ninguém trabalha somente para cumprir tarefas. Todos nós podemos – e devemos – dar a oportunidade para que nossas equipes aprendam algo novo todos os dias, sempre alinhadas a um propósito maior.

E, nesse processo, é fundamental que todas as camadas da organização – do topo à base – estejam alinhadas em uma visão comum, com líderes preparados para impulsionar o aprendizado e aplicar as inovações de forma consistente.

O crescimento não acontece em linha reta. Se deixarmos claro para onde estamos indo e tivermos a  humildade de mudar de percurso quando necessário, a transformação se torna uma realidade. No fim do dia, o futuro – do varejo, da Cielo e de todas as companhias que querem continuar existindo – está em como criamos, como aprendemos continuamente e em quem escolhemos para estar ao nosso lado nessa jornada.

Estanislau Bassols é CEO da Cielo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRF 2025: Como biometria, visão computacional e GenAI estão transformando o futuro do varejo

Próxima Postagem

Receita revoga ato normativo que modernizava fiscalização do Pix

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

Receita revoga ato normativo que modernizava fiscalização do Pix

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.