Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que acontece no maior e mais competitivo varejo do mundo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Nos Estados Unidos, a combinação da elevada confiança do consumidor, um cenário econômico positivo, à despeito de desconfianças na área política, e a perspectiva de uma redução dos impostos para os varejistas, que terá impacto direto no resultado dos negócios, criou o cenário perfeito para que as vendas do período das festas de final de ano, Novembro e Dezembro, apresentassem crescimento de 5,5% sobre o mesmo período do ano anterior, segundo os dados da NRF – National Retail Federation, superando as expectativas mais positivas da entidade.

No setor de e-commerce, o crescimento no período foi de 10,4%, segundo a First Data, reforçando a visão estratégica do aumento da participação do canal internet nas vendas totais do varejo, que nos EUA é de perto de 11%.

Esse crescimento de vendas é o maior desde 2008, período da crise economica que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo e só foi impactar o Brasil anos depois, no final de 2014.

É com essa perspectiva que começou a NRF, neste domingo, com um clima de contida euforia por conta das questões táticas, mas com preocupações mais estratégicas envolvendo transformações estruturais no comportamento do mercado, em especial por conta do digital, que fizeram com que o tráfego de lojas no país caísse quase 60% no período de 2010 a 2016, quando desabou de 34,3 bilhões de visitas para 14,2 bilhões.

Não deixa de ser assustador pelo impacto criado, que determina mudanças profundas em várias indústrias, com especial atenção ao setor imobiliário, de shoppings centers e do varejo como um todo. Por conta disso, lojas estão fechando, encolhendo de tamanho e shoppings têm sido repensados em seu modelo e proposta.

O omniconsumidor pesquisa, compara e se informa antes de ir às lojas, quando vai. Por conta disso, circula menos e vai direto onde quer completar sua compra. Quando não compra diretamente pelo e-commerce.

Independente de como e onde compra, é clara a transformação estrutural que se precipitou com o crescimento do digital em todos os negócios, ensejando outras mudanças mais abrangentes expressas pelo movimento de multipolarização, já anteriormente discutido entre nós.

Os três polos envolvento Valor, Emoção e Solução se tornam crescentemente melhor definidos com impacto na revisão dos modelos de negócios para contemplar a nova realidade.

O varejo de lojas que cresce é o de valor, em quase todos os setores, dos alimentos à moda, resultado de um consumidor cada vez mais preparado para comprar mais por menos. É o varejo das Aldis, Liedl, Clubes de Compra, H&M, Uniqlos e outras.

A Emoção é o ambiente preferido para a oferta do luxo e da diferenciação, envolvendo consumidores alinhados com questões de prestígio de marca, mas também em linha com propostas que envolvam Causas e Propósitos.

E a Solução é o caminho estratégico alternativo para a crescente e irreversível pressão sobre a rentabilidade, resultado do ambiente mais competitivo, ao mesclar produtos com serviços como forma de diferenciar, melhorar vendas e rentabilidade, além de garantir qualidade do que é vendido e instalado.

Se deve ser comemorado o desempenho do varejo no curto prazo nos Estados Unidos, deve ser estudada com muita cautela as transformações estruturais que se passam no mercado pois, da mesma forma como em 2008, o que acontece lá, tende a ser amplificado em outros países e regiões.

Para o Brasil fica a expectativa que a redução dos impostos nos Estados Unidos possa servir de inspiração para uma revisão estrutural dos custos da máquina pública, especialmente a questão da Previdência, e que possam ser enfrentados esses problemas para aí então trabalharmos um programa ambicioso de simplificação e redução da carga tributária. Única forma de nos tornarmos mais competitivos no mercado global.

Vale olhar com muito cuidado e crescente esperança.

Postagem anterior

Expo NRF 2018: Mais sinergia e consistência, menos disrupção

Próxima Postagem

Retail Design Institute destaca na NRF a importância do design das lojas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Retail Design Institute destaca na NRF a importância do design das lojas

Retail Design Institute destaca na NRF a importância do design das lojas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.