Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sinal verde

Redação de Redação
15 de janeiro de 2015
no Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Em palestra no NRF 2015, Marcos Gouvêa, da GS&MD, mostra as características e as oportunidades do varejo brasileiro a uma plateia de executivos internacionais

No painel “To Boldly Go …Where Exactly?”, o brasileiro Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, apresentou o Brasil como um exemplo bem sucedido de expansão internacional – seja para empresas estrangeiras que vieram ao mercado brasileiro como para companhias nacionais que tentaram a sorte no exterior.

Segundo Gouvêa, o varejo brasileiro passou desde 2001 a 2012 pela chamada era de ouro, no qual o mercado cresceu em média 7,5 % ao ano, enquanto o PIB, no mesmo período, teve uma alta anual de 3,1 %. As razões para esse crescimento vertiginoso foram a queda do desemprego, o crescimento da massa salarial, uma forte elevação do índice de confiança, principalmente até 2012 (agora em queda) e uma grande oferta de crédito, que sofreu um aumento de 90 % de 2007 até agora.

“Embora não exista uma expectativa de crescimento no curto prazo, o mercado mostra sinais positivos e ainda apresenta grandes oportunidades”, afirma Gouvêa.

A queda informalidade no mercado, que encolheu 22 % em dez anos, é um desses fatores. Além disso, o mercado passa por uma forte consolidação, especialmente em áreas como bens duráveis e drugstores. O varejo brasileiro também passa por um processo de internacionalização: várias multinacionais chegaram ao Brasil e são players importantes, especialmente nos segmentos de super e hipermercados e de bens duráveis, com marcas como Wal-Mart e Casino. Recentemente também aportaram no país marcas como Forever 21, CVS, GAP e Sephora.

Boa parte das empresas, ainda, já está na era Multicanal: companhias locais e internacionais são fortes no e-commerce e em demais canais. Há também uma intensa tendência de expansão: o número de lojas cresceu 44 % em dez anos, e o número de funcionários no setor cresceu 69 % — durante esse período, o varejo se transformou no principal empregador do país. Em relação à expansão do e-commerce, o Brasil também teve grande desempenho: obteve nos últimos anos o segundo maior crescimento mundial, atrás apenas da China. Por fim, os varejistas brasileiros passam por um momento no qual são alvo de grandes investidores internacionais, dos quais destacam-se os fundos de private equity Carlyle e IMC.

Gouvêa apresentou dois cases de empresas brasileiras que estão jogando o jogo internacional, abrindo operações fora do Brasil: Polishop e Ipiranga.

A Polishop virou uma operação multicanal a partir da produção de infomerciais de TV com vendas diretas. Hoje, eles têm lojas, catálogo, telefone, canal de televisão e e-commerce. E uma subsidiária, a Polidirect, distribui seus vídeos comerciais para mais de 50 países.

Outro case apresentado foi o da Ipiranga, que se transformou um benchmark, por conta das lojas de conveniência AM/PM na rede de postos de gasolina, que hoje estão em 12 países, incluindo o Brasil.

Para Gouvêa, esses casos mostram como o mercado brasileiro é cheio de oportunidades e desafios. Ele acredita que o processo de consolidação continuará e deverá mudar o mercado, que se tornará cada vez mais global e mais digital – até porque 54 % da população brasileira está conectada à internet. No futuro, teremos um varejo mais formal, mais direto, mais maduro com maior profusão de serviços e grande competitividade.

* Assista à reportagem complementar a esta matéria produzida pela TV Mercado & Consumo:

 

A GS&MD ainda realizará o Pós-NRF – evento que reune as principais tendências apresentadas durante o NRF Retail´s Big Show 2015, em três diferentes cidades. Confira abaixo as datas para cada um deles:

03 de fevereiro – Rio de Janeiro

05 de fevereiro – São Paulo

10 de fevereiro – Recife

Informações: http://goo.gl/2a0sXO

 

 * Texto de Aluízio Falcão

 

Sobre a GS&MD – Gouvêa de Souza 

A GS&MD – Gouvêa de Souza atua desde 1989 como empresa de consultoria e serviços voltados a varejo, marketing e distribuição. Possui atuação em diferentes áreas, como: Inteligência de Mercado, Estudos Regulares, Treinamento & Desenvolvimento, Eventos, Comércio Eletrônico e Cross Channel (GS&ECOMM), Shopping Centers (GS&BW), Pontos Comerciais (BG&H – Real Estate), Foodservice e Franquias (Bittencourt).

A GS&MD- GS&MD-Gouvêa de Souza desenvolveu parcerias com empresas de pesquisa e consultoria de varejo nos Estados Unidos, Europa e Ásia e integra o Ebeltoft Group, consórcio de empresas especializadas em consultoria de varejo que implanta mudanças de paradigmas para negócios de varejo e serviços em vários países.

 

 

Postagem anterior

O varejo phygital: boas notícias no último dia de NRF Big Show para o setor de shopping center

Próxima Postagem

O desafio do varejo mobile

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

O desafio do varejo mobile

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.