Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Sinal verde

Redação de Redação
15 de janeiro de 2015
no Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Em palestra no NRF 2015, Marcos Gouvêa, da GS&MD, mostra as características e as oportunidades do varejo brasileiro a uma plateia de executivos internacionais

[the_ad id="138406"]

No painel “To Boldly Go …Where Exactly?”, o brasileiro Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, apresentou o Brasil como um exemplo bem sucedido de expansão internacional – seja para empresas estrangeiras que vieram ao mercado brasileiro como para companhias nacionais que tentaram a sorte no exterior.

Segundo Gouvêa, o varejo brasileiro passou desde 2001 a 2012 pela chamada era de ouro, no qual o mercado cresceu em média 7,5 % ao ano, enquanto o PIB, no mesmo período, teve uma alta anual de 3,1 %. As razões para esse crescimento vertiginoso foram a queda do desemprego, o crescimento da massa salarial, uma forte elevação do índice de confiança, principalmente até 2012 (agora em queda) e uma grande oferta de crédito, que sofreu um aumento de 90 % de 2007 até agora.

“Embora não exista uma expectativa de crescimento no curto prazo, o mercado mostra sinais positivos e ainda apresenta grandes oportunidades”, afirma Gouvêa.

A queda informalidade no mercado, que encolheu 22 % em dez anos, é um desses fatores. Além disso, o mercado passa por uma forte consolidação, especialmente em áreas como bens duráveis e drugstores. O varejo brasileiro também passa por um processo de internacionalização: várias multinacionais chegaram ao Brasil e são players importantes, especialmente nos segmentos de super e hipermercados e de bens duráveis, com marcas como Wal-Mart e Casino. Recentemente também aportaram no país marcas como Forever 21, CVS, GAP e Sephora.

Boa parte das empresas, ainda, já está na era Multicanal: companhias locais e internacionais são fortes no e-commerce e em demais canais. Há também uma intensa tendência de expansão: o número de lojas cresceu 44 % em dez anos, e o número de funcionários no setor cresceu 69 % — durante esse período, o varejo se transformou no principal empregador do país. Em relação à expansão do e-commerce, o Brasil também teve grande desempenho: obteve nos últimos anos o segundo maior crescimento mundial, atrás apenas da China. Por fim, os varejistas brasileiros passam por um momento no qual são alvo de grandes investidores internacionais, dos quais destacam-se os fundos de private equity Carlyle e IMC.

Gouvêa apresentou dois cases de empresas brasileiras que estão jogando o jogo internacional, abrindo operações fora do Brasil: Polishop e Ipiranga.

A Polishop virou uma operação multicanal a partir da produção de infomerciais de TV com vendas diretas. Hoje, eles têm lojas, catálogo, telefone, canal de televisão e e-commerce. E uma subsidiária, a Polidirect, distribui seus vídeos comerciais para mais de 50 países.

Outro case apresentado foi o da Ipiranga, que se transformou um benchmark, por conta das lojas de conveniência AM/PM na rede de postos de gasolina, que hoje estão em 12 países, incluindo o Brasil.

Para Gouvêa, esses casos mostram como o mercado brasileiro é cheio de oportunidades e desafios. Ele acredita que o processo de consolidação continuará e deverá mudar o mercado, que se tornará cada vez mais global e mais digital – até porque 54 % da população brasileira está conectada à internet. No futuro, teremos um varejo mais formal, mais direto, mais maduro com maior profusão de serviços e grande competitividade.

* Assista à reportagem complementar a esta matéria produzida pela TV Mercado & Consumo:

 

A GS&MD ainda realizará o Pós-NRF – evento que reune as principais tendências apresentadas durante o NRF Retail´s Big Show 2015, em três diferentes cidades. Confira abaixo as datas para cada um deles:

03 de fevereiro – Rio de Janeiro

05 de fevereiro – São Paulo

10 de fevereiro – Recife

Informações: http://goo.gl/2a0sXO

 

 * Texto de Aluízio Falcão

 

Sobre a GS&MD – Gouvêa de Souza 

A GS&MD – Gouvêa de Souza atua desde 1989 como empresa de consultoria e serviços voltados a varejo, marketing e distribuição. Possui atuação em diferentes áreas, como: Inteligência de Mercado, Estudos Regulares, Treinamento & Desenvolvimento, Eventos, Comércio Eletrônico e Cross Channel (GS&ECOMM), Shopping Centers (GS&BW), Pontos Comerciais (BG&H – Real Estate), Foodservice e Franquias (Bittencourt).

A GS&MD- GS&MD-Gouvêa de Souza desenvolveu parcerias com empresas de pesquisa e consultoria de varejo nos Estados Unidos, Europa e Ásia e integra o Ebeltoft Group, consórcio de empresas especializadas em consultoria de varejo que implanta mudanças de paradigmas para negócios de varejo e serviços em vários países.

 

 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

O varejo phygital: boas notícias no último dia de NRF Big Show para o setor de shopping center

Próxima Postagem

O desafio do varejo mobile

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

O desafio do varejo mobile

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.