Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Jorge Gonçalves Filho de Jorge Gonçalves Filho
14 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Chegamos ao final de um ano atípico. Fazendo uma retrospectiva, no geral, tivemos um primeiro semestre de vendas razoáveis no varejo, uma queda no segundo semestre e somente agora há perspectivas de melhora no ambiente de negócios.

Mas por que ainda não está como o varejo gostaria?

Ocorre que é um ano de transição de governos federal e estaduais, que poderia resultar, ao final, em um ano melhor em termos econômicos, ou pior.

Como varejistas, em geral, apostamos em dias melhores, e há possibilidade de ocorrer, afinal, analisando-se os dados macroeconômicos, temos o aumento da massa salarial, o crescimento da renda per capta, a melhora na oferta de crédito, a queda no desemprego, juros com tendência de queda e inflação aparentemente controlada, mas necessitamos mais para mantermos o nosso otimismo.

É necessário termos estabilidade e previsibilidade econômica, segurança jurídica e confiança nos rumos que a nação está tomando. Aqui, na maioria das vezes, olhamos para o poder executivo federal, porém, não é somente para ele que devemos voltar nosso olhar.

Vejamos, por exemplo, o volume de medidas provisórias, projetos de lei, vetos, etc., que estão para ser votados neste final de ano na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Dependendo do que será aprovado, ou não, muita coisa pode mudar.

Temas relevantes estão na fila para serem votados ainda em 2023. Talvez, ao lerem este artigo, muitos já estejam resolvidos, tais como reforma tributária, desoneração da folha de pagamentos, subvenções dos incentivos fiscais, voto de qualidade no CARF e muito mais.

No Judiciário, há outros tantos assuntos de elevado impacto nas empresas, assim podemos mencionar o recém-julgado DIFAL, a diferença de alíquotas entre os Estados, cujo julgamento desprezou um preceito fundamental da Constituição Federal, a anterioridade anual para vigência de impostos. Temos outros exemplos, como o julgamento, pela 2ª Turma do STJ, das bonificações em sentido contrário ao entendimento da 1ª Turma, mas também decisões favoráveis, como a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS/Cofins.

Para não deixar de fora, olhemos alguns governos estaduais, com o desenfreado aumento do ICMS modal a ser aplicado em 2024, aumentos que vão de 1,5% a 2,5%, por conta da futura reforma tributária. Vamos supor que a reforma não venha a ser aprovada. Será que os estados voltarão atrás em seus aumentos de ICMS? Gostaríamos de acreditar que isto poderia acontecer, porém, pouco provável.

Assim, frente à diversidade de fatos acima abordados, que envolvem todos os poderes constituídos da Nação, temos a destacar e enaltecer a resiliência dos empresários do varejo e a sua capacidade de adaptação às constantes mudanças no ambiente de negócio, que são testadas todos os dias.

Como dissemos no início, foi um ano atípico, e isto pode ser verificado no IAV (Índice Antecedente de Vendas), publicado mensalmente pelo IDV.

O IAV, além de manter o registro das vendas mensais, tem a propriedade de mostrar as previsões de vendas três meses à frente, com base nos planejamentos que as empresas associadas fazem para suas compras, logo, estoques e projeções de vendas.

Tivemos, durante o ano, comportamentos diferentes nas vendas entre os diversos setores participantes do IAV, conforme gráficos abaixo:

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Apresentamos, a seguir, o comportamento das vendas nominais reais, o total dos associados do IDV, de janeiro a outubro/23, e a previsão para os próximos três meses (novembro/23 a ser confirmado).

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Esperamos que estas previsões para o início de 2024 sejam um patamar mínimo a ser realizado, demonstrando a retomada do mercado, logo, o otimismo que comentamos e precisamos manter para termos um começo de 2024 com aceleração do consumo, gerando o aumento do emprego e da renda, tão necessário ao País.
Neste último artigo, aproveito para desejar ótimas festas e um excelente 2024 para todos os varejistas.

Jorge Gonçalves Filho é presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Zamp economiza mais de 100 milhões de litros de água em 2023 no Burger King e no Popeyes

Próxima Postagem

Trio de sócios da Americanas adiantará R$ 3,5 bi após homologação de recuperação judicial

Jorge Gonçalves Filho

Jorge Gonçalves Filho

Jorge Gonçalves Filho é presidente do IDV - Instituto para Desenvolvimento do Varejo e consultor empresarial na Telhanorte Tumelero. Em sua carreira profissional, foi diretor de Expansão e Novos Negócios da Telhanorte Tumelero (Saint Gobain Distribuição Brasil), consultor empresarial da Efeso Consulting, diretor-geral da C&C Casa e Construção, superintendente na Jatobá S.A. Indústria de Revestimentos Cerâmicos, gerente nacional na Incepa revestimentos cerâmicos e gerente-geral na Elevadores Atlas/Schindler. Jorge também é conselheiro da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção - SP e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Americanas registra crescimento de 30% no Dia dos Namorados

Trio de sócios da Americanas adiantará R$ 3,5 bi após homologação de recuperação judicial

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.