Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

De olho no futuro: categorias que devem crescer nos próximos anos

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
14 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
De olho no futuro: categorias que devem crescer nos próximos anos

Mesmo com todas as inquietações e disputas geradas pelo contexto eleitoral a visão atual da população brasileira sobre o futuro aponta para positividade.

De olho no futuro: categorias que devem crescer nos próximos anos

Como comentado no artigo “Tudo bem, ano que vem”, por todo contexto de pressão que ocorre globalmente e recuperação local, o Brasil se mostra com potencial de crescimento para o próximo ano independente de quem governará o País. Potencial temos, mas as demandas da sociedade precisam ser endereçadas.

O que preocupa a sociedade?

Os quatro pontos que mais preocupam a sociedade seguem os mesmos nos últimos três anos de monitoramento deste indicador realizado pela Mosaiclab no estudo Consumidor do Amanhã:

_Pobreza/desigualdade social,

_Corrupção,

_Insegurança,

_Fome.

Vemos que destes quatro indicadores, dois diminuíram de importância: pobreza, de 60%, em 2020, para 52%, em 2022; e fome, de 53%, em 2020, para 45% em 2022. Corrupção e insegurança também caíram, mas em patamares menores.

Isso contribui para a sensação de positividade futura, aliado à melhora na empregabilidade.  Observa-se a queda na taxa de desemprego para 8,9%, em agosto de 2022, em linha com a queda de preocupação com “Baixa oportunidade de emprego e renda”, que caiu de 48%, em 2022, para 40% em 2020.

Por outro lado, um tema que impacta nos negócios e na demanda por produtos e serviços é a inflação. Por mais que tenhamos um cenário de deflação nos últimos meses, o aumento dos preços ocorridos no passado recente ainda impacta negativamente o consumo. O item “Aumento de gastos fixos no custo de vida” foi uma preocupação social que aumentou, de 34%, em 2020, para 41% em 2022.

Isso arrefeceu o consumo de algumas categorias, sendo alimentação, roupas, e eletrodoméstico/eletrônicos as mais impactadas no Brasil.

Quais categorias têm potencial de crescimento de demanda?

Em contrapartida, há um consumo represado na sociedade brasileira, que, aliado a um desejo futuro de consumir e a positividade relacionada a renda e queda de inflação, demonstra um forte potencial para aquecimento de vendas nos próximos anos para vários setores.

Para o varejo e empresários há uma oportunidade de crescimento e retomada econômica. No contexto político, independentemente dos escolhidos pelos brasileiros nas urnas nesta eleição, a mensagem que fica para os eleitos é que trabalhem fortemente para manter o ambiente favorável, criando ainda mais condições para a melhora nos negócios, empregabilidade, renda e bem-estar da população.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.

Imagens: Divulgação e Shutterstock

Postagem anterior

Com quem você quer estar?

Próxima Postagem

Carl’s Jr. planeja volta ao Brasil e abertura de 100 restaurantes em cinco anos

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carl's Jr.

Carl's Jr. planeja volta ao Brasil e abertura de 100 restaurantes em cinco anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.