Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A virada da Barnes&Noble oferece valiosos insights para os shopping centers

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
14 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A virada da Barnes&Noble oferece valiosos insights para os shopping centers

O conceituado Wall Street Journal publicou, dois meses atrás, uma deliciosa matéria intitulada (em livre tradução) “Aquela nova livraria descolada? É uma Barnes&Noble.” É claro que eu, amante de livros e livrarias, corri para ler.

O texto traz inspirações interessantes para quem trabalha no segmento de shopping centers ou tem uma loja lá. Vou resumir aqui as principais informações, ok?

A virada da B&N começou em 2019, quando a empresa fechou o capital e contratou como CEO o britânico James Daunt, um respeitado livreiro independente. O plano de recuperação da empresa, desenhado por Daunt, baseava-se em combinar as vantagens de uma grande rede com a experiência oferecida aos clientes por uma livraria de bairro.

Quer saber como ele fez isso? Delegando poder para os gerentes de cada loja, que agora podem decidir quais livros cada livraria deve receber e até quais preços devem ser praticados.

Escala e padrão, que foram as grandes forças das redes de livrarias no passado, passaram a ser camisas de força no presente, na visão de Daunt. Por isso, a B&N quer ser reconhecida como um conjunto de 596 lojas locais, que respeitam o gosto e as características dos leitores de cada lugar.

Agora muita atenção, porque vem aí um insight poderoso para os shopping centers.

Todo mundo sabe que a necessidade de mudança na forma de atuar das livrarias é consequência do avanço do digital. No passado, se a gente queria comprar um livro específico, tinha que ir em uma livraria. Hoje, muitas pessoas fazem isso na Amazon ou outros sites de e-commerce.

Para competir com o estoque ilimitado e preços das lojas virtuais, é preciso repensar a função das livrarias. Isso significa oferecer os produtos que as pessoas precisam, mas também o que elas não sabem que querem. “A gente está aqui para ajudar as pessoas a navegar pelos produtos da loja”, ensina Daunt.

A ideia-chave é proporcionar descobertas.

Para facilitar esse processo, mais livros estão expostos com a capa voltada para o cliente, os vendedores têm liberdade para colar anotações manuscritas com recomendações de livros nas prateleiras e as mesas de exposição são montadas de acordo com o gosto da comunidade local.

Tem mais: o livro do Keith Richards deixou a seção de biografias e ficou ao lado de outras obras sobre os Rolling Stones. Outro exemplo: em vez de organizar os livros de história por ordem alfabética de autor, a B&N está usando o critério cronológico. Faz muito mais sentido. Segundo Daunt, os resultados de uma livraria estão diretamente ligados ao seu visual e à maneira como os produtos são expostos.

No final do dia, a livraria deixa de ser um ponto de venda de livros para ser um lugar onde pessoas que amam histórias passam bons momentos. Movimento bem semelhante ao desafio dos shoppings, não é?

O melhor é que a estratégia já está dando resultado. Uma das métricas importantes para medir o desempenho das livrarias americanas é a taxa de devolução para as editoras dos livros que não foram vendidos. Quanto menor for esse número, melhor. Em 2019, essa taxa chegava a 25% na Barnes&Noble. Hoje, está em 9% e a meta é chegar a 5%.

Outro dado que comprova o acerto das medidas implantadas por Daunt: ainda em 2023 devem ser inauguradas 45 novas lojas, incluindo algumas B&N que haviam sido fechadas no passado e vão reabrir com tamanhos mais reduzidos.

No Brasil também estamos vivendo uma retomada das livrarias em shopping centers. Leitura, Travessa, Livraria da Vila e outras mais mostram que o setor está longe de jogar a toalha. Escrevi sobre isso outro dia.

Moral da história: as livrarias não estão morrendo. Estão se reinventando. Assim como os shopping centers. E um monte de outros negócios.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fila mira em digitalização de processos e adota novo ERP no varejo

Próxima Postagem

Grupo Heineken inaugura CD para ampliar distribuição na Região Metropolitana de SP

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Heineken abre inscrições para programa trainee global

Grupo Heineken inaugura CD para ampliar distribuição na Região Metropolitana de SP

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.