Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Trumpice mira no que viu e acerta o que não viu

Momentum n° 1.128

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de julho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Trumpice mira no que viu e acerta o que não viu

Não creio que nenhum estrategista do governo atual seria hábil o suficiente para propor algo tão a favor da situação como a “trumpice” perpetrada na semana passada pelo presidente norte-americano, Donald Trump. Trumpice é a definição simplista das bizarrices do presidente Trump.

Em mais uma iniciativa que beira a inconsequência desde que assumiu a presidência da ainda maior economia do mundo, acabou por mirar no que entendia ser um ponto vulnerável do Brasil, como forma de tentar impor suas vontades pessoais e, de fato, acertou o que não viu, o que seguramente não era sua intenção.

Ao mirar e tentar acertar um governo com menor afinidade com os EUA, e em sintomática e consistente perda de popularidade, conseguiu o feito de aglutinar o país contra a despropositada interferência em assuntos internos, os quais só dizem respeito ao próprio país.

O presidente Trump acostumou-se ao blefe, que fez com que outras economias, como México e Canadá, mais dependentes dos Estados Unidos, aceitassem regras comerciais despropositadas na busca de melhores condições de relacionamento comercial com seus parceiros econômicos.

A importante diferença é que os Estados Unidos foram responsáveis por apenas 12% das exportações totais brasileiras em 2024, e a balança comercial foi negativa para o Brasil em US$ 7,4 bilhões. Ou seja,  importamos mais do que exportamos, com mais de 78% dessas exportações de produtos industriais.

Enquanto a China, em 2024, respondeu por 28% do total das exportações brasileiras, a balança comercial foi positiva para o Brasil, com exportações que superaram importações em US$ 22,3 bilhões.

Ou seja, essa trumpice empurra o Brasil ainda mais para o lado da Ásia do que naturalmente já vinha acontecendo, sendo outro efeito indesejado, além de tumultuar as relações comerciais, políticas e econômicas entre Brasil e Estados Unidos, que também já não vinham bem.

Essas relações foram ainda mais agravadas, no plano político, por conta dos alinhamentos ou desalinhamentos consolidados na última reunião dos Brics, no Rio de Janeiro.

Falem mal, mas falem de mim

Ao misturar temas políticos de natureza interna do Brasil, envolvendo o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, com processo em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), com a pressão econômica representada pelo aumento das tarifas de importação, conseguiu embaralhar todo o jogo e, bem ao seu estilo, criou fatos que o elevaram, mais uma vez, a ator protagonista do momento. Só que como protagonista de uma comédia de erros.

E obriga a área diplomática de ambos os países a tentar explicar o inexplicável. Trumpice não se explica: aceita-se e busca-se desfazer com habilidade e bom senso no plano diplomático.

O mérito irrefutável foi conseguir reunir situação, oposição e os sem convicção numa veemente e uníssona contestação.

E contribuiu para desviar o foco da atenção das questões mal resolvidas, como IOF, bets, aumento de salários no setor público, teto de IRPF sem descontos, gastos das estatais e desequilíbrio financeiro, que são temas fundamentais para serem tratados e resolvidos no curto prazo, pelos seus impactos negativos na economia e na sociedade como um todo.

E isso era tudo que o governo gostaria neste momento.

Beira o ridículo a trumpice perpetrada desta vez e o resultado extemporâneo alcançado.

E qualquer forma de endosso ou solidariedade ao que foi feito, seja de quem for, é ingênua por desconsiderar as suas consequências mais estruturais.

Hora de os adultos assumirem

Há momentos em que é preciso que adultos assumam o controle da situação e ajam com a necessária ponderação para colocar ordem na casa. E retirem temas das manchetes, passando a tratá-los com a profundidade, visão estratégica e seriedade que merecem.

E a diplomacia e o setor empresarial devem assumir papéis protagonistas nessa discussão, evitando que o calor político prevaleça e comprometa ainda mais o já instável cenário.

O que precisamos, nesse momento, é evitar colocar mais lenha nessa fogueira infantilóide de vaidades e tratar das alternativas para recuperar o necessário e imprescindível equilíbrio econômico, social e político nas relações entre os dois países.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Criada por IA

Postagem anterior

Cacau Show inaugura loja-conceito com soluções interativas e imersivas

Próxima Postagem

Com café próprio e padaria, Oxxo aposta em foodservice para crescer no Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com café próprio e padaria, Oxxo aposta em foodservice para crescer no Brasil

Com café próprio e padaria, Oxxo aposta em foodservice para crescer no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.