Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising: tecnologia, cultura e liderança para um crescimento sustentável

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
14 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Franchising: tecnologia, cultura e liderança para um crescimento sustentável

O universo do franchising, especialmente quando observamos os movimentos globais do setor, nos revela não apenas tendências, mas também as práticas consolidadas que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade das redes de franquias. Temos visto que o foco no franqueado deixou de ser algo desejado para se tornar uma estratégia necessária à todas as redes.

A importância desse stakeholder na cadeia de valor do franchising é inegável. Historicamente, franqueadores e franqueados eram vistos como entidades distintas, com responsabilidades e atividades claramente delimitadas. No entanto, a necessidade de uma abordagem centrada no franqueado é cada vez mais evidente: isso implica alocar consultores de campo e negócios, não apenas com base na estrutura da franqueadora, mas principalmente nas necessidades dos franqueados. Essa mudança de paradigma promove um suporte mais eficaz e personalizado, essencial para o desempenho de cada unidade.

E por conta dos cuidados com a performance, vemos cada vez mais o interesse dos fundos de private equity, uma vez que enxergam valor em investir em modelos de negócios comprovados, com fluxo de caixa estável e previsível, expansão estruturada e potencial de saída atrativo para os investidores.

A entrada desses fundos não só aporta recursos financeiros, mas também conhecimento, inovação e melhorias contínuas, elevando o profissionalismo e a governança das marcas. No mercado americano, um exemplo clássico é o do Grupo Neighborly, que se transformou em um grande hub de serviços domésticos, graças ao investimento de diversos fundos de private equity ao longo de sua história, Isso permitiu a aquisição de novas marcas e a criação de um ecossistema que fornece soluções para serviços domésticos e pessoais, com mais de 5.800 unidades.

Alcançar esse patamar não é apenas resultado dos investimentos de um fundo. É resultado de uma visão clara sobre a necessidade de ganhar eficiência e manter o negócio em movimento, renovando produtos e serviços, incrementando novos modelos e, claro, tecnologia.

A tecnologia é um pilar fundamental para a alta performance e lucratividade no franchising. Ferramentas de gestão, plataformas educacionais e o uso da Inteligência Artificial (IA) para otimização de processos são essenciais. A adoção de IA, por exemplo, pode melhorar significativamente a resposta aos leads, tanto do ponto de vista da franqueadora na captação de candidatos, quanto do atendimento do consumidor nas unidades, um fator crítico para o sucesso nas vendas.

Dados do mercado americano mostram que 40% dos negócios são concluídos quando o follow-up ocorre em, no máximo, 30 minutos. Ou seja, oferecer resposta rápida não é apenas uma demanda do candidato ou consumidor, é, de fato, uma necessidade para maximizar as conversões.

Essa cultura de agilidade e inquietude com foco em não deixar boas oportunidades escaparem é fundamental para o sucesso de qualquer rede de franquias. Isso se manifesta primeiro com o exemplo dos líderes e se reflete no comportamento da equipe.

Cultivar uma equipe engajada, promover uma comunicação eficaz e manter uma operação fluida, além de construir relacionamento saudável com a rede, podem ser receitas de sucesso para alcançar o que no franchising é sinônimo de prosperidade do negócio, os chamados “4Rs”: franqueados que indicam o negócio para novos investidores (referrals), avaliações positivas do consumidor (reviews), retorno do investimento em tempo reduzido para os franqueados (return) e uma alta taxa de renovação de contratos (renewals), afinal, franqueados felizes e rentáveis são o alicerce de uma franqueadora forte e próspera.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vantagens do uso do CRM no varejo: transformando dados em estratégias

Próxima Postagem

Marcas são desafiadas a oferecer produtos saudáveis sem cobrar a mais por isso

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Marcas são desafiadas a oferecer produtos saudáveis sem cobrar a mais por isso

Marcas são desafiadas a oferecer produtos saudáveis sem cobrar a mais por isso

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.